Deus controla a natureza

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008



 Deus é Soberano 
Capítulo 2

Deus controla a natureza


"Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas."
Apocalipse 4:11

No Capítulo 1 vimos que a Bíblia ensina que Deus é soberano.
Ele é soberano no uso de seu poder e na doação de sua graça e misericórdia. Neste capítulo vamos descobrir mais evidências de Sua soberania.
Todo quanto Deus tem feito mostra que Ele é soberano e que tem o controle completo sobre a Sua criação. Trate de pensar acerca do tempo antes de que Deus criasse o mundo. Desde então Ele era soberano, e foi inteiramente uma decisão de Sua vontade criar alguma coisa ou não criar nada.
Também foi completamente coisa dEle, o fato de como o fez. Poderia ter feito um mundo tão pequeno que ninguém pudesse vê-lo. Quando Deus criou o universo, não pediu a ajuda nem o conselho de ninguém.
Então, pense acerca do mundo que Deus fez. Por que deveria haver mais água que terra seca? Por que deveria existir tanta terra inútil para uso humano e outros lugares tão úteis? Por que existem lugares bons para se viver e outros ruins? Por que alguns países estão sujeitos a tantos desastres naturais (terremotos, furacões, tornados, secas, etc.), e outros não? A resposta a tantas perguntas é porque assim o tem decidido Deus, porque assim se cumprem os seus propósitos.
Pense agora nas diferenças que existem entre os animais: cordeiros e ursos, elefantes e ratos. Alguns animais, como por exemplo os cães, parecem inteligentes, enquanto outros parecem tontos. As mulas e os burros suportam pesadas cargas, porém os leões e os tigres estão soltos para correrem livremente. Considere as aves no céu, os animais na terra e os peixes no mar. Por que existem tantas diferenças entre eles? A resposta é: porque Deus se agradou em fazê-los assim.
Considere também as plantas. Algumas dão um bonito aroma, mas outras não. Algumas árvores produzem um fruto saboroso, porém outras dão fruto venenoso. Por que é assim? Porque Deus fez o que Lhe apraz no céu, na terra e no mar.
Agora pense nos anjos. Eles não são todos iguais, alguns são mais importantes que outros, uns são mais poderosos que outros, alguns estão mais perto de Deus que outros. Por que existem estas diferenças entre os anjos? Todo o que podemos dizer é que o Deus soberano, que habita no céu, tem realizado tudo quanto quis.
Todo o que Deus tem feito nos mostra a sua soberania, porque Ele faz tudo como melhor lhe parece. Então, não deveríamos estar surpreendidos de que também existam diferenças entre os seres humanos. Algumas pessoas são muito inteligentes e outras não. Algumas desfrutam de saúde, enquanto outras vivem muito doentes. Todas as pessoas têm um temperamento diferente: umas são aptas para dirigir e governar, e outras o são para serem seguidoras e servos. Não deveriam surpreender-nos estas diferenças entre as pessoas, porque Deus faz a cada pessoa distinta das outras. Por que?
Porque assim lê parece melhor ao Deus soberano.
Deus, quem fez todas as coisas, é absolutamente soberano. Ele faz o que Lhe apraz e efetua a Sua própria vontade. Ele fez todas as coisas para Si mesmo, e possui também o direito de fazê-lo assim, porque Ele é o Deus Todo Poderoso.
Porém Deus não só fez todas as coisas pelo seu próprio poder soberano, senão que também governa tudo. Imagine somente, o que aconteceria se Deus não controlasse o que Ele criou? Suponha que Deus tenha feito o mundo, e depois o abandonasse para que fosse governado pelas assim chamadas "leis da natureza".
Se Deus agisse assim, então não teríamos certeza de que o mundo não poderia ser destruído. Se tão somente as leis da natureza controlassem o mundo, então um poderoso tornado poderia estragar tudo, ou um grande furacão poderia inundar tudo, ou um grande terremoto poderia acabar com tudo.
Então, como poderíamos estar seguros de que essas são as coisas e não poderiam acontecer? Se ousarmos dizer que Deus não está controlando o mundo, então perderíamos toda a certeza de estabilidade. Se Deus não está controlando tudo, então todo acontece por pura casualidade.
Imagine o que aconteceria se Deus não colocasse limites às coisas más que realizam os homens. Imagine como seria o mundo se a gente fosse completamente livre para fazer o que quisesse. Então toda a bondade no mundo desapareceria e a maldade e a confusão reinariam. Isto deixa manifesto a necessidade de que Deus governe o mundo, e Ele Tm o faz a fim de que nenhuma coisa se saia de controle e não aconteça o caos.
Deus está controlando ainda aquelas coisas que não têm vida como o clima, o vento e o mar. Quando Deus disse "Seja feita a luz", a luz foi feita. Quando Deus disse que enviaria um dilúvio sobre o mundo antigo devido à depravação dos seus habitantes, então o dilúvio veio. Quando Deus trouxe as pragas sobre o Egito, a luz tornou-se obscuridade, as águas converteram-se em sangue e grandes pedras de saraiva caíram. Deus estava controlando todos esses eventos. Existem muitos exemplos na Bíblia de como Deus tem controlado todas aquelas coisas que não têm vida. O forno do rei Nabucodonosor foi esquentado sete vezes a mais do costume, e três dos filhos de Deus foram arrojados dentro dele, e o fogo nem sequer queimou as suas vestes, embora sim tivesse matado os homens que os lançaram no forno.  Quando os discípulos iam com o Senhor Jesus Cristo numa pequena barca e a tormenta atemorizou-os, Jesus disse à tempestade: "Seja a paz", e então o vento cessou e o mar acalmou-se. Deus controla o clima, porque Ele envia o gelo, a neve e o vento. Tm Ele envia e detém a chuva. Todas estas coisas inanimadas obedecem a voz de Deus e assim executam a Sua soberana vontade. Quando nos queixamos do clima, em verdade estamos queixando-nos da vontade de Deus!
Deus fez o mundo e continua controlando-o. Ele é também soberano sobre os animais, os homens e os anjos, como veremos no próximo capítulo.

A. W. Pink



É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: