O Preço do Caminho de Deus

sábado, 4 de julho de 2009

Um dos melhores meios de perder amigos e ser rejeitado é andar sempre com Deus.


Leve a sério as questões espirituais; abandone todos os seus ídolos; volte-se para o Senhor de todo o coração e ocupe-se com Jesus; tire os olhos das coisas deste mundo — e de repente você é visto como um religioso fanático! Está a caminho da pior rejeição de sua existência.


Quando você era morno, quando parecia ser piedoso, mas sem poder — quando não era nem excessivamente pecador, nem santo — você não constituía problema para ninguém, nem mesmo para o diabo. As coisas eram tranqüilas; você era aceito. Era apenas um dos muitos crentes de coração dividido.


Mas você mudou. Sentiu fome de Deus. Convenceu-se de seus pecados e já não pode brincar de igreja. Arrependeu-se e voltou-se para Deus de todo o coração. Desfez-se dos ídolos. Começou a examinar a fundo a Palavra de Deus. Parou de buscar as coisas materiais e ficou ligado a Jesus. Você entrou em um novo reino de discernimento, e começou a perceber na igreja coisas que nunca antes o haviam aborrecido. Agora você ouve do púlpito coisas que lhe partem o coração. Vê outros cristãos contemporizando, exatamente como você fizera outrora. E é por isso que você fica tão magoado; foi despertado, transformado e contrito no espírito. E sente-se responsável pela igreja, esta missão lhe foi confiada por Deus.


Mas em vez de seus amigos regozijarem-se ou entenderem, eles pensam que você está ficando maluco! Você é ridicularizado, escarnecido, chamado de fanático.


Moisés foi tocado pela mão de Deus de modo maravilhoso e despertado quanto à escravidão do povo de Deus. "Veio-lhe ao coração ir visitar seus irmãos." Moisés ficou tão alvoroçado pela grande revelação de livramento que recebera, que saiu correndo para partilhá-la com os irmãos. "Ele cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus lhes havia de dar a liberdade pela sua mão, mas eles não entenderam" (Atos 7:23,25). Moisés era o homem mais manso da terra; ele se consumia com Deus. Mas ele não era mais-santo-do-que-você; ele se movia em Deus, profeticamente. Ele queria que seus irmãos ouvissem e vissem o que Deus estava prestes a fazer. Mas não foi assim; eles o rejeitaram, dizendo: "Quem fez você governador e juiz sobre nós?" "Quem você pensa que é?" Um dia eles viriam a entender — mas não agora.


O Espírito Santo despertou-me em anos passados. Comecei a atender seu chamado para uma vida de santidade, e realmente levei a sério o caminhar na verdade. Quando a Palavra se tornou vida, e principiei a ver coisas que nunca dantes tinha visto — desejei falar a respeito destas descobertas com toda a gente. Telefonava para pastores e falava-lhes do que Deus estava dizendo. Com muitos que vinham ao meu escritório, eu chorava, pegava minha Bíblia, ressaltava as gloriosas verdades da submissão plena e da pureza de coração. Acreditava que eles veriam as mesmas coisas também. Pensava que amariam a Palavra e se ajoelhariam comigo para orar por um novo toque de Deus. Em vez disso, a maioria apenas me olhava de relance. Ou diziam coisas como: "Você está seguro de que não está indo um pouco longe demais?" Ou, "Isso me parece exagerado." E quanto mais eu buscava a Deus, tanto mais distanciava-me deles. Era como água fria jogada numa fervura. Eles não queriam ouvir.


Se isto vem acontecendo com você, desde o momento em que Deus o despertou, você não está sozinho. Quero mostrar-lhe, adverti-lo com base na Palavra de Deus, o que esperar se você tomou a decisão de percorrer todo o caminho com Deus. Pode esperar, de imediato, três reações: (1) Você será rejeitado. (2) Será expulso. (3) Será apedrejado.


Você será rejeitado


Jesus avisou: "Se fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas como não sois do mundo, antes, dele vos escolhi, é por isso que o mundo vos odeia" (João 15:19). Mostre-me um crente que aprendeu tanto a amar quanto a praticar a verdade, e eu lhe mostrarei alguém que será rejeitado por toda uma igreja morna. Desista do mundo e o mundo desistirá de você. Jesus contava com muitos seguidores, até que a palavra que ele pregava foi percebida como dura demais — exigente demais. A multidão de adeptos de milagres ouviu as reivindicações que ele fazia e o abandonou, dizendo: "Duro demais! Quem pode recebê-la?" Jesus voltou-se para os doze e perguntou-lhes: "Querem vocês também retirar-se?" Ou, "Minha palavra é dura demais para vocês também?" Pedro respondeu: "Para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." Não, Pedro e os onze não se retirariam porque a palavra que as pessoas diziam que era dura demais, exigente demais, era a palavra que eles amavam — ela estava produzindo neles valores eternos. Eles ficariam com a verdade, não importava o preço.


Este é o problema que cada cristão enfrenta nestes últimos dias. Desviar-se-á você da verdade que o condena, verdade que aponta seu pecado, verdade que remove, corrige e faz seus ídolos irem pelos ares? Verdade que o chama para tirar os olhos das coisas deste mundo, do eu e do materialismo? Ou você se desviará para a pregação que faz cócegas no ouvido? Ela, sim, é branda, suave, pregação de que tudo vai bem. Será que você permitirá que o Espírito Santo o sonde? Que o exponha?


A verdade liberta mesmo. Liberta da pregação morta, liberta de pastores mortos, liberta da tradição morta, liberta de doutrinas de demônios. Liberta de companheirismos que rejeitam a verdade porque ela é por demais "desamorosa", conforme dizem. Os que amam e praticam a verdade desejam vir à luz, ter exposta cada ação secreta. Jesus disse: "Todo aquele que pratica o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem vive de acordo com a verdade vem para a luz, a fim de que se veja claramente que as suas obras são feitas em Deus" (João 3:20-21).


A verdade autêntica sempre traz à luz tudo o que é oculto. Quando Jesus começou a jorrar luz sobre os pecados ocultos dos judeus religiosos, eles procuraram matá-lo. Jesus disse: "Sei que sois descendência de Abraão. Contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não penetra em vós" (João 8:37). "Mas procurais matar-me, a mim, homem que vos disse a verdade que de Deus ouviu" (v. 40). "Quem pertence a Deus ouve as palavras de Deus. O motivo por que não ouvis é que não pertenceis a Deus" (João 8:47). A Palavra de Deus diz:


"E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo sopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda. A vinda desse iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais e prodígios da mentira, e com todo engano da injustiça para os que perecem. Perecem porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. Por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira, e para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade" (2 Tessalonicenses 2:8-12).


Existem, hoje, multidões de cristãos que não amam a verdade. Deus diz que o motivo desta situação é o pecado secreto — "deleitarem-se com a injustiça". Estas pessoas comprometidas com a injustiça estão sendo enganadas de modo horrível. Como os judeus dos dias de Jesus, eles estão convencidos de que vêem. Crêem que são filhos de Deus, e rejeitam ferozmente toda e qualquer palavra que exponha seus segredos e luxúrias mais íntimos. Por certo existe algo em seus corações diferente da verdade. Eles não estão guardando a realidade de Deus como uma pérola sem preço. Antes, pelo contrário, afagam algum prazer oculto, algum ídolo, algum "pecadinho"... Atente para isto. Os que rejeitam você, os que o abandonam por causa da verdade, têm forte motivo. Eles o vêem como uma ameaça a algo muito caro para eles. A vida separada que você tenta viver é uma censura ao comprometimento e ao desinteresse deles.


Paulo escreveu a Timóteo: "Todos os da Ásia me abandonaram" (2 Timóteo 1:15). Paulo dera a estas pessoas tudo quanto possuía, ensinara-lhes todos os mandamentos de Deus. Ele não tinha culpa alguma diante deles; santo, irrepreensível. Foi rejeitado pelas igrejas da Ásia, e seus próprios filhos espirituais o evitavam. Por quê?


Paulo estava agora na prisão, sofrendo, e em profunda aflição. Atado por cadeias; "prisioneiro do Senhor". Mas um novo mestre havia-se tornado popular — mestre que trazia uma mensagem de causar comichão nos ouvidos. "Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras" (2 Timóteo 4:14).


O nome Alexandre significa "ajudador do homem". Alexandre e Himeneu estavam ensinando um evangelho falso que lisonjeava a carne. O nome de Himeneu provinha de "o deus dos casamentos". Isto representa um evangelho de amor, de celebração que agrada ao homem mas não exige santidade. Paulo entregou ambos a Satanás para a destruição da carne a fim de que parassem com a blasfêmia (1 Timóteo 1:20). Entregá-los a Satanás não significava a destruição de seus corpos — mas da doutrina segundo a carne. Era uma experiência de aprendizagem a fim de aprenderem a "não blasfemar". Como poderiam aprender se estivessem mortos? As doutrinas, que pregavam, negavam todo sofrimento — todas as dificuldades.


Paulo disse que naufragaram na verdadeira fé por escusarem o pecado; não tinham consciência pura. Naufragaram na fé por meio de ensinos agradáveis ao homem. Rejeitaram a Paulo por não compreenderem a perda da liberdade do apóstolo. Viram a questão como falta de fé. Para eles, era o diabo que mantinha Paulo preso. Se Paulo é assim tão santo — se ele prega que Deus é todo-poderoso — por que está sofrendo? Eles se "envergonhavam de suas algemas". E há cristãos hoje que rejeitam você; eles têm vergonha de você — porque você se encontra em algum tipo de prova, ou tribulação, ou enfermidade.


Eles o expulsarão


Jesus advertiu: "Tenho-vos dito estas coisas para que não vos escandalizeis. Expulsar-vos-ão das sinagogas; de fato, vem a hora em que qualquer que vos matar pensará estar oferecendo culto a Deus. Isto vos farão porque não conheceram o Pai nem a mim;" (João 16:1-3).


Jesus curou um jovem cego de nascença, e este foi conduzido à igreja para ser interrogado pelos religiosos fariseus. Seus olhos tinham sido abertos — ele podia ver! Disse a todos: "Uma coisa sei: Eu era cego, e agora vejo" (João 9:25). Será que eles regozijaram-se por este homem haver recuperado a vista? Não! "Disseram eles: Tu és nascido todo em pecados, e nos ensinas a nós? E o expulsaram" (João 9:34). Aquele cego curado simboliza o remanescente santo — aquele cujos olhos estão sendo abertos para a santidade de Deus. Vá em frente; testifique como ele o fez — "Eu era cego, e agora vejo!" Eles expulsarão você, dizendo: "Que audácia sua querer ensinar-nos!"


Se você tenciona percorrer todo o caminho com Cristo, convém que esteja preparado para suportar as afrontas que ele suportou! "Pois por amor de ti suporto afronta, e a confusão cobre meu rosto. Sou como um estranho para com os meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe; pois o zelo da tua casa me consome, e as injúrias dos que te afrontam caem sobre mim" (Salmo 69:7-9). Este texto fala antes de tudo dos sofrimentos de Cristo — mas como ele estava neste mundo, assim estamos nós! Se eles o perseguiram e afrontaram, farão o mesmo com todos os que morrem para si mesmos. Quem afrontou a Cristo? Quem amontoou confusão sobre seu rosto e rejeitou seu nome como imundícia? A multidão de igrejas centradas no homem!


Expulsar crentes piedosos é o maior favor que este tipo de igreja poderia conceder-lhes! Ouço cristãos dizendo: "Minha igreja está morta — não gosto do que está acontecendo, mas Deus me colocou ali! Ficarei e tentarei mudar as coisas." Esta atitude pode ser perigosa e é antitibíblica. Devemos retirar-nos de tudo o que seja Babilônia! Também, pode ser o comodismo que o esteja segurando. Pode dar-se o caso de você não estar tão preparado para andar todo o caminho com Deus como pensava. Seus velhos amigos ainda o influenciam.


Paulo entrava na sinagoga em todos os lugares aonde ia, "como tinha por costume" (Atos 17:2). Ele usava o texto de Isaías para pregar àqueles cegos freqüentadores de igreja, dizendo: "Pois opero uma obra em vossos dias, obra tal que não crereis, se alguém vo-la contar" (Atos 13:41). Paulo tentava o máximo que podia para persuadi-los, na esperança de que ouvissem. Mas, finalmente, Paulo ouviu a profecia de Isaías retumbar em sua alma: "De maneira alguma eles crerão, embora você fique com eles e a declare!" Atenção para esta advertência: Faça como Paulo fez e retire-se! "Sacudindo, porém, contra eles o pó dos seus pés" (Atos 13:51). Paulo disse aos judeus religiosos: "Era necessário que a vós se pregasse primeiro a palavra de Deus. Mas, visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, voltamo-nos para os gentios" (Atos 13:46).


Se você está numa comunhão ou numa igreja que ouviu a verdade e a rejeitou, "eis aí a resposta, deixe-a!" Saia, ou seus filhos podem apostatar! Esqueça essa história de dizer: "Bem, meus filhos têm amigos lá." Sim, e todos eles podem crescer sem nenhuma convicção de pecado, devido à falta do poder ou da presença de Deus. Você não vai mudar nada — de maneira alguma! Mas eles podem mudar você. Que comunhão há da luz com as trevas? "Saia do meio deles, separe-se, e fique limpo - ENTÃO EU O RECEBEREI."


Você será apedrejado!


Você será apedrejado pela maioria! "E apedrejaram a Estêvão, que em oração dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" (Atos 7:59). Quem o apedrejava? A maoria do prestigioso conselho religioso! "o arrebataram, e o levaram ao Sinédrio" (Atos 6:12). Era um homem contra a multidão!


Ali estava um homem com os olhos fitos em Jesus! Não obstante, ele era odiado. Atente para os homens do clero, esses religiosos fanáticos: "rangiam os dentes contra ele" (Atos 7:54). "Taparam os ouvidos e se levantaram unânimes contra ele" (v. 57). Que acontecia com este homem justo que irava tanto as multidões religiosas? Ele pregava a verdade que os atingia de cheio no coração. "Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido! Vós sempre resistis ao Espírito Santo, assim vós sois como vossos pais!" (v. 51). Ele tinha de pregar a verdade! Seus inquisidores tinham corações que ainda se apegavam ao mundo — presos pela concupiscência. Eles sabiam o que dizia a lei de Deus, mas recusavam-se a obedecer. Crucificaram a Cristo.


A espada de dois gumes da verdade havia penetrado fundo no coração daquela gente. Mas foi o testemunho de Estêvão acerca do céu aberto que trouxe sobre si a ira:


"Mas ele, cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus, e disse: Olhai! Eu vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e se levantaram unânimes contra ele. E, expulsando-o da cidade, o apedrejaram. As testemunhas depuseram as suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão, que em oração dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor,' não lhes imputes este pecado. Tendo dito isto, adormeceu" (Atos 7:55-60).


Estêvão denunciou o pecado, a dupla disposição de espírito:


"Naqueles dias fizeram o bezerro, e ofereceram sacrifícios ao ídolo, e se alegraram nas obras das suas mãos. Mas Deus se afastou, e os abandonou a que servissem aos corpos celestes, como está escrito no livro dos profetas: Oferecestes-me vós vítimas e sacrifícios no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes tomastes o tabernáculo de Moloque e a estrela do vosso deus Renfã, figuras que vós fizestes para as adorar. Transportar-vos-ei, pois, para além de Babilônia." (Atos 7:41-43).


Na era da graça em que estamos, se você olhar para uma mulher com olhos de cobiça, aos olhos de Deus já cometeu adultério. Se você odeia, você é homicida. Quando você tiver coragem de desmascarar estes pecados, palavras perversas serão atiradas contra você. Estará tentando andar todo o caminho com Deus, e você será apedrejado por elas! "Os lábios do tolo entram em contenda, e a sua boca clama por açoites... As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; penetram até o íntimo do homem" (Provérbios 18:6,8). "Afiam as suas línguas como espadas, e armam, por suas flechas, palavras amargas" (Salmo 64:3).


Jesus ensinou uma parábola do chefe de família que possuía uma vinha e procurou frutos no tempo da colheita. Ele enviou seus servos. "Os lavradores, agarrando os servos, feriram a um, mataram a outro, e apedrejaram a outro" (Mateus 21:35). Assim é hoje! Deus envia seus santos vigias para recolherem o fruto de sua vinha. Mas ao invés de colheita, há espancamento verbal, matança com ódio, apedrejamento com palavras afiadas.


Temos hoje uma "Companhia Estêvão" que pode dizer: "Vejo os céus abertos!" É essa visão clara da verdade, a palavra cortante da verdade, que evoca a ira dos incircuncisos de coração!


Os israelitas tentaram apedrejar a Josué e a Calebe por seu chamado para percorrer todo o caminho com Deus. Dez espias desencorajaram o povo de Deus, dizendo:


"Não podemos percorrer todo o caminho. Há muitos gigantes. Os muros são demasiado altos!" Mas Calebe disse: "Subamos animosamente, e possuamo-la em herança, pois certamente prevaleceremos contra ela" (Números 13:30). Porém responderam: "Levantemos um capitão, e voltemos para o Egito" (Números 14:4). Então, "Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes, e disseram a toda a congregação dos filhos de Israel: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muito boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra, e no-la dará. É uma terra que mana leite e mel. Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porque como pão os devoraremos. A proteção deles se foi, mas o Senhor está conosco. Não os temais. Mas toda a congregação disse que os apedrejassem. Então a glória do Senhor apareceu na tenda da congregação a todos os filhos de Israel" (Números 14:6-10).


Minha preocupação nesta história não é por Josué e Calebe, pois Deus estava com eles; minha preocupação é pelo povo de Deus rangendo os dentes e pegando em pedras! Porque um chamado à obediência provocaria tal reação da parte deles? Examine o chamado! Estou convencido de que uma vez que o coração seja capturado por algum ídolo ou pela cobiça, a incredulidade se instala. Transigência e incredulidade andam de mãos dadas. Assim, toda predica contra a transigência irrita as pessoas com este tipo de problema e terminam lutando contra Deus, apesar de como cegos confessarem seu nome.


Uma advertência


Como reagirá o justo quando rejeitado, expulso, apedrejado? Jesus reagiu como cordeiro "e não abriu a sua boca". Não peça que desça fogo do céu sobre os que ferem você. "Por que não sofreis antes a injustiça? Por que não sofreis antes o dano?" (1 Coríntios 6:7). "Quando somos injuriados, bendizemos; quando somos perseguidos, sofremos" (1 Coríntios 4:12). "Orai pelos que vos perseguem."


Não perco tempo com profetas arrogantes, pretensiosos, que retrucam, ou ameaçam, ou atiram maldições a torto e a direito. Quando Simei em pé numa colina atirava pedras contra Davi enquanto este se retirava de Jerusalém e da presença de Absalão, o capitão do exército disse: "Por que amaldiçoaria esse cão morto f ao rei meu senhor?" Davi respondeu: "Deixai-o; que amaldiçoe.. . Porventura o Senhor olhará para a minha aflição, e me pagará com bem a maldição deste dia" (2 Samuel 16:6-12).


Moisés percorreu todo o caminho — subiu a montanha — ficou a sós com Deus, "e seu rosto resplandecia". E embora todos os demais vissem, tanto que teve de cobrir o rosto com um véu, ele mesmo "não sabia que a pele do seu rosto resplandecia". Nem mesmo percebia o reflexo da santidade de Deus sobre ele. Como Estêvão, Moisés não fazia ostentação de ser tocado por Deus. Eles não assumiam ares de profeta, não ameaçavam; não falavam que tinham revelações "novas" ou "especiais". Também não exibiam modos de pessoa intrometida, nem demonstravam falsa piedade. A humildade é a marca de uma alma totalmente dependente de Cristo. Não há de forma nenhuma orgulho espiritual, não há exclusividade.


A recompensa de percorrer todo o caminho


Qual é a recompensa? Ter Cristo com você! Há muitas outras recompensas por percorrer todo o caminho, porém menciono apenas esta, porque ela é tudo de que necessitamos. Paulo estava encarcerado em Jerusalém com todo o sistema religioso perseguin-do-o. A igreja estava em pé de guerra. Ele era acusado de profanar O Preço do Caminho de Deus 47 o recinto sagrado, de pregar doutrina falsa. Os próprios soldados temiam que Paulo fosse despedaçado; por isso eles o agarraram pela força e o aprisionaram numa fortaleza. "Na noite seguinte, apresentando-se-lhe o Senhor, disse: Paulo, tem bom ânimo! Como de mim testificaste em Jerusalém, assim importa que testifiques também em Roma" (Atos 23:11).


O próprio Senhor falou com Paulo — e não um anjo! E que palavras: CORAGEM! AINDA VEM MAIS! Mas você poderá enfrentar qualquer coisa ou qualquer pessoa se souber que O SENHOR ESTA AO SEU LADO!


David Wilkerson


Nenhum comentário: