O poder sedutor da Babilônia

sábado, 1 de janeiro de 2005



Introdução

- O livro do Apocalipse sugere que Satanás estabelecerá o reino do anticristo no mundo político (cap. 13), religioso (cap. 17), e comercial (cap. 18). Sobre esta base tríplice, seu reino encontrará sua última expressão violenta.

- Nos Capítulos 17 e 18, esse reino surge sob a figura de Babilônia, o instrumento especial de Satanás. Babilônia tem ligação com o cristianismo corrupto (a meretriz, que inclui todos os falsos sistemas religiosos que substituem a verdadeira noiva de JESUS), mas o seu julgamento é por causa do comércio que faz.

- O capítulo 18 gira em torno de mercadores e mercadoria. Aqueles que lamentam a queda da grande cidade, desde o rei até o timoneiro do navio, deploram a idéia de que seu florescente comércio cessou repentinamente.

Uma análise do Capítulo 17 de Apocalipse

- Aqui temos uma mulher sentada sobre uma besta escarlate.

- Os estudiosos da Bíblia afirmam que essa “besta” é uma referência ao anticristo.

- Quem é essa mulher sentada sobre “muitas águas?” De acordo com o versículo 18, essa mulher “... é a grande cidade que domina sobre os reis da terra”.

- Alguns estudiosos dizem que esta cidade é uma referência a cidade de Roma. Embora, aparentemente seja isso. Temos que notar algo aqui. No versículo 5, diz: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”. A palavra “mistério” aqui, requer nossa atenção. Vejamos alguns detalhes:

1. A palavra “mistério” é uma palavra que significa algo que necessita da revelação do ESPÍRITO SANTO para o nosso espírito. Não é algo oculto, e sim, algo que precisa de revelação.

2. Versículo 9 diz: “Aqui está o sentido, que tem sabedoria: as sete cabeças são sete montes, nos quais a mulher está sentada. São também sete reis”. Quem conhece a cidade de Roma, sabe que ela está cercada por sete colinas, que são:

1)JANÍCULO;
2). PALATINO;
3) AVENTINO;
4) CALIO;
5) ESQUILINO;
6) VIMINAL;
7) QUIRINAL.

3. De acordo com a Palavra de DEUS, essa mulher que está intimamente relacionada com o império romano, e com os reis da terra, é a Catolicismo Romano. Isso em primeira instância. Quando João escreveu o Apocalipse, o império romanos governava sobre os reis da terra.

4. Ainda, no versículo 5, diz que ela é a “... A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”. O que significa isso? A expressão “meretrizes” é uma referência as denominações que perderam a identidade da Igreja e estão se prostituindo com a política e com o comercio espiritual. A palavra “ABOMINAÇÕES” no grego é bdelugma, que fala de uma coisa “suja”, “horrível”, “detestável”, “coisas pertencentes a idolatria”.

5. Porque ela é a mãe? Por que foi dela que todas as denominações surgiram. Por isso, que DEUS deseja que saiamos de Babilônia.

6. No versículo 4 diz: “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e com as imundícias da sua prostituição” – De acordo com a tipologia bíblica ouro fala da natureza de DEUS. Não é isso que vemos aqui, isto é, ela está adornada. A aparência externa e divina, mas seu conteúdo é cheio de abominação.

7. Uma coisa você precisa estar claro, é que hoje o Catolicismo romano não está mais evidente no aspecto profético, como o cristianismo degradado. Por isso compreender esse “um mistério: BABILÔNIA” é uma chave para nosso entendimento. A Babilônia religiosa é a Igreja apostata – esse é o mistério.

8. A mãe está envelhecida, mais, suas filhas, estão no mesmo caminho de prostituição.

9. João disse que o anjo, o “Transportou-me ..., em espírito, a um deserto e vi uma mulher montada numa besta escarlate”. A expressão “deserto” fala da sequidão espiritual que essa Igreja apostata vive. Veja o que o SENHOR JESUS disse a mulher samaritana, no poço de Jacó, em: João 4.14: “ aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Aqui o anjo está mostrando para João a situação desta Igreja apostata.

10. Uma outra coisa que temos que notar aqui, é que essa mulher “Achava-se a mulher vestida de púrpura e de escarlata, adornada de ouro, de pedras preciosas e de pérolas” – “púrpura” nos fala de dignidade e autoridade. A púrpura é uma misturada de azul e vermelho. Representa a mistura das coisas celestes com as terrenas. Isso fala da aparência exterior da Igreja apostata. Se você puder conhecer acerca do Vaticano, você saberá que a escarlata é a cor predominante nas vestes dos cardeais.

Babilônia comercial – Ap 18

- De acordo com a Bíblia, há três aspectos sobre a Babilônia: A cidade, a religiosa, e a material.

- Babel foi fundada por Cuxe, pai de Ninrode.

- Vamos aprender algumas coisas aqui:

1. No versículo 3, temos uma referência a Babilônia material e religiosa: “pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição. Com ela se prostituíram os reis da terra. Também os mercadores da terra se enriqueceram à custa da sua luxúria”.

2. Note que no versículo 3 diz: “pois todas as nações têm bebido do vinho do furor da sua prostituição” – Os estudiosos concordam que todas as religiões pagãs, tiveram seu inicio na Babilônia. Foi lá que a religião e a ciência tiveram um caso, que originou a astrologia.

3. Aqui vemos claramente como ela nega sua identificação com o SENHOR JESUS. Olhe os versículos 7 e 8: “O quanto a si mesma se glorificou e viveu em luxúria, dai-lhe em igual medida tormento e pranto, porque diz consigo mesma: Estou sentada como rainha. Viúva, não sou. Pranto, nunca hei de ver! Por isso, em um só dia, sobrevirão os seus flagelos: morte, pranto e fome; e será consumida no fogo, porque poderoso é o SENHOR DEUS, que a julgou”. Isso é que arrogância e orgulho espiritual. Ela não tem um coração de viúva. Precisamos de uma palavra adicional aqui: precisamos saber que diante de DEUS, a Igreja apresenta três condições: de viúva, de esposa e de uma virgem.

- O motivo pelo qual não amamos o mundo, não é porque ele não seja agradável, ou mesmo porque a Bíblia diz para não o amarmos. Há algo que precisamos saber sobre o mundo.

- Nós cristãos não amamos o mundo, porque ele crucificou o nosso SENHOR.

- A onde está o nosso amado SENHOR, esse lugar é amado. Como sabemos que ele não está mais aqui, nosso coração é de viúva.

- Vamos ler Mt 9.14,15. Jejum é algo que está ligado a nossa contrição de espírito. A mesa do SENHOR, através do pão e do vinho, diz que Ele não está mais aqui.

O comércio e a corrupção da Igreja apostata

- Não estamos afirmando que o simples comércio está errado, mas podemos declarar com base na Palavra de DEUS que o seu princípio está ligado a Satanás (Ez 28), e o seu fim à Babilônia (Ap 18). E a isto acrescentamos por dura experiência própria que o comércio é o campo em que, mais do que em qualquer outro, a "corrupção das paixões que há no mundo" (2 Pe 1.4) persegue incansavelmente até mesmo o cristão de princípios mais elevados, podendo facilmente o surpreender e arruinar, não fosse a infinita graça de DEUS.

- Nossos olhos estão abertos para a Babilônia? Em Apocalipse 18, os mercadores prantearam, mas os céus gritaram "Aleluia" (19.1). Esta passagem (Ap 19.1-6) contém os únicos "aleluias" registrados no Novo Testamento. Acaso fazemos eco a eles?

- Pois estamos em um campo perigoso quando entramos em contato com o comércio. Se devido à nossa profissão temos obrigação de nos envolver com isto, e se o fizermos com temor e tremor, poderemos com ajuda de DEUS escapar à cilada do diabo. Mas se estivermos demasiadamente confiantes, então não há esperança de escaparmos do inescrupuloso egoísmo que tal comércio gera.

- Portanto, não precisamos descobrir como deixar de comprar e vender, comer e beber, casar e dar em casamento; o problema é fugir do poder que está por trás dessas coisas, pois não podemos permitir que esse poder triunfe sobre nós.

- Qual é, então, o segredo de conservarmos nossos bens materiais dentro da vontade de DEUS? Certamente é conservá-los para DEUS, isto é, saber que não estamos armazenando valores inúteis, ou acumulando vastos depósitos bancários, mas economizando tesouros para sua conta.

- Devemos estar perfeitamente dispostos a nos separar de qualquer coisa, a qualquer momento. Não importa se vou deixar dois mil reais ou apenas dois.

- O que importa é se posso deixar qualquer bem que possuo sem o mínimo pesar. Não estou dizendo que é necessário dispor de tudo que temos; não é esse o ponto. O ponto é que, como filhos de DEUS, não podemos acumular coisas para nós mesmos. Se guardo algo, é porque DEUS falou ao meu coração; se me separo dele, é pelo mesmo motivo. Conservo a mim mesmo dentro da vontade de DEUS, e não tenho receio de dar, se DEUS assim o pedir. Não guardo nada porque o amo, e assim posso também deixá-lo se DEUS assim mandar, sem qualquer pesar no coração. Isto é o que significa ser desprendido, livre, separado para DEUS.

A trágica realidade contextual que nos cercam

- À medida que o tempo passa, novas palavras surgem para descrever o que todos pensam ser novos fenômenos.

- Um exemplo disto é o termo “globalização” que surgiu para descrever o processo atual de unificação do globo terrestre através dos meios de comunicação, transporte e comércio numa escala nunca antes vista na história.

- Apesar de ser um fenômeno novo, a idéia não é nova. Pelo contrário, é tão antiga quanto uma das cidades mais antigas do mundo. Do ponto de vista bíblico “globalização” e “Babilônia” são sinônimos.

- A idéia central de ambas é formar uma civilização humana unida e vencedora sobre todos os males que afligem a humanidade, independente de DEUS.

- Portanto, se você quiser realmente saber o que é “globalização”, leia o Capítulo 18 do Apocalipse. Lá você vai encontrar não somente uma eloqüente descrição da prosperidade e comércio proporcionados por ela, mas também o terrível impacto causado em todo o mundo pelo juízo de DEUS sobre ela.

- O atentado de 11 de setembro às torres gêmeas de Nova York foi um aviso muito claro e contundente de que o plano de DEUS para os últimos dias está entrando em outra fase. No fim, não teremos desculpa, nem poderemos dizer que não sabíamos que a hora era tão avançada.

- (Ap 17.1-5) retrata fielmente a dependência e os relacionamentos escusos que a igreja atual em geral (não só a Católica) mantém com o sistema deste mundo.

- Como me disse um amigo pastor recentemente ao descrever o estado atual da maioria das igrejas evangélicas no Brasil: “A igreja vai muito bem, mas o povo está mal”. Se você perguntar para qualquer pastor: “Como vai sua igreja?” a resposta sempre é positiva, até eufórica. Quando, porém, você entra em contato com os membros, até do ministério, as coisas estão feias – pecado, depressão, crise financeira, problemas familiares gravíssimos, adultério, amargura, confusão espiritual, ciúme, inveja e fofoca. Por que esta disparidade? Porque a igreja como firma ou instituição está bem de caixa e com um bom número de membros, mas a vida espiritual do povo não vai nada bem.

- O irmão Harold Walker, ainda em seu artigo, prossegue dizendo: “Se DEUS desferisse um golpe certeiro no sistema financeiro global, fazendo com que todas as rodas da economia mundial ficassem paralisadas, com certeza as estruturas institucionais da Igreja desabariam junto com todas as empresas seculares. Mas este não seria o problema principal! O que aconteceria com os cristãos? Depois de ouvirem tantas mensagens sobre prosperidade material, não se sentiriam desiludidos e lesados? Se foram ensinados a apenas dar o dízimo e esperar a complacência benevolente de DEUS sobre sua busca desenfreada de realização e conforto individuais, o que vão pensar quando tudo isso desmoronar? Com o estilo de vida e os valores que possuem hoje, seriam capazes de sobreviver espiritualmente? Se a parte “capitalista” do seu evangelho for destruída, sobraria a parte “Igreja?”.

“Babilônia vai cair”

- Vamos ler alguns textos:

- Ap 14.8: “Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”.

- Ap 16.19: “E a grande cidade se dividiu em três partes, e caíram as cidades das nações. E lembrou-se DEUS da grande Babilônia para dar-lhe o cálice do vinho do furor da sua ira”.

- Ap 17.5: “Na sua fronte, achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA”.

- Ap 18.2: “Então, exclamou com potente voz, dizendo: Caiu! Caiu a grande Babilônia e se tornou morada de demônios, covil de toda espécie de espírito imundo e esconderijo de todo gênero de ave imunda e detestável”.

- Ap 18.10: “e, conservando-se de longe, pelo medo do seu tormento, dizem: Ai! Ai! Tu, grande cidade, Babilônia, tu, poderosa cidade! Pois, em uma só hora, chegou o teu juízo”.

- Ap 18.21: “Então, um anjo forte levantou uma pedra como grande pedra de moinho e arrojou-a para dentro do mar, dizendo: Assim, com ímpeto, será arrojada Babilônia, a grande cidade, e nunca jamais será achada”.

- O veredicto da Palavra de DEUS é claro: Babilônia vai cair! E quando a Bíblia diz “Babilônia”, ele inclui todas suas múltiplas facetas: religiosa, cultural, política, social e principalmente financeira.

- O irmão Harold Walker, em um comentário que fez na Revista Impacto No. 25, disse: “DEUS não se opõe apenas aos aspectos maus da civilização humana, mas também aos aspectos “bons”. Ele não odeia apenas o sofrimento e a miséria, mas também abomina o luxo, o desperdício e o egoísmo. Tudo vem da mesma árvore inicial: o conhecimento do bem e do mal. Se o reino de DEUS vai ser estabelecido na terra, se a Nova Jerusalém vai descer dos céus para a terra, primeiro todo o sistema humano e contrário a DEUS tem de ser destruído, tanto a parte bonita e agradável quanto a feia e desprezível.”

- Assim como nossa geração viu a queda do comunismo, também verá a queda do capitalismo.

- Irmãos e irmãs em CRISTO, precisamos saber que o capitalismo, trabalha com uma forte motivação para produzir bens e serviços, e com isso, nos aprisionar, nos tornar escravos desse sistema (mundo) perverso.

- A ganância inata do homem de ganhar e possuir cada vez mais, tem sido a característica mais visível da atual sociedade, que mesmo dizendo-se cristã, está afundada em dividas e mais dívidas, e não percebe sua completa falência espiritual.

- Os especialista em economia mundial do Banco Central dos EUA, criaram uma frase, que é a “ganância exacerbada” (termo usado recentemente para explicar a queda de grandes firmas por praticarem contabilidade enganosa e fraudulenta). Os otimistas megalomaníacos e incorrigíveis crêem que qualquer que seja o desafio o homem sempre será capaz de superá-lo. O que eles não conseguem enxergar é a falência do capitalismo numa escala mundial, e isso, nós podemos ver dia após dia. A Bíblia Assevera, “Babilônia, vai cair”.

- Portanto, se conhecemos tudo isto, o que faremos? Se sabemos que o sistema atual está comprometido, e sob a sentença de DEUS e é só uma questão de tempo até que seja destruído, como nós, a Igreja do SENHOR JESUS, devemos agir? As instruções de DEUS são bem claras através de toda a Bíblia e ainda mais neste mesmo Capítulo 18 do Apocalipse: “Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas” (v.4). As pragas ainda não vieram, mas os pecados há muito vêm sendo cometidos, portanto, como o povo que a sustenta o Testemunho de DEUS devemos tomar medidas drásticas já!

- Meus preciosos irmãos e irmãos em CRISTO, sabemos que as conseqüências de cedermos ao comodismo e ao conforto que esse mundo propões, e se não agirmos agora são terríveis. Um grande exemplo de tudo isso, foi o que ocorreu com os judeus na Alemanha antes da Segunda Guerra Mundial. Aqueles que perceberam o rumo que as coisas estavam tomando naqueles anos e tiraram suas famílias da Alemanha, às vezes com prejuízos altíssimos, deixando bens e carreiras para começar tudo do zero nos EUA e outros lugares, escaparam do Holocausto que destruiu a maioria. Por que muitos outros não fizeram isto? O custo era muito alto e não acreditavam que a situação chegaria a tal ponto. Da mesma forma hoje, os cristãos que começarem a perceber no horizonte a formação das nuvens escuras desta tempestade final do juízo de DEUS, vão agir de forma decisiva e radical para se desvencilharem do sistema.

- Mas em que consistiria este distanciamento do sistema? Teríamos que abandonar nossos empregos, empresas e atividades profissionais e mudar para algum lugar no interior e comprar terra para produzir nossos próprios alimentos? Deveríamos formar comunidades rurais? Não! Pode até ser que chegue a hora em que muitos comecem a ser dirigidos por Deus a dar passos deste tipo. Mas, com certeza, o processo de obediência à voz do Espírito não começa desta forma. Se não acontecer uma radical mudança interior nos cristãos, de nada adiantará formar uma comunidade rural. De onde você acha que surgiu o sistema? Da inteligência e criatividade humanas motivadas pelo egocentrismo do homem sem DEUS. O capitalismo é mau porque o homem é mau assim como o comunismo é mau porque o homem é mau. Portanto, se não houver uma troca de valores e princípios, formaremos uma mini-Babilônia no interior, só que muitas vezes inferior à Babilônia mundial que levou anos de esforços e aprendizagem para chegar ao ponto onde está agora.

Vamos analisar esses textos, e aprender algumas lições espirituais

1 - Ap 14.8: “Seguiu-se outro anjo, o segundo, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”.

- Para entendermos esse texto, necessitamos ter uma visão clara de todo seu contexto.

- No Capítulo 12 de Apocalipse, temos a visão da Mulher no aspecto universal, gerando o Filho Varão, que defronta com o grande dragão.

- No Capítulo 13, vemos duas bestas – o anticristo e o falso profeta.

- Agora, vemos no Capitulo 14 algumas coisas impressionantes:

a) As primícias, que são os vencedores – (vs. 1-5);

b) As coisas que seguem ao arrebatamento dos vencedores – (vs. 6-13):

A pregação do Evangelho eterno – (vs. 6,7);
A queda da Babilônia religiosa – (v.8);
A advertência contra a adoração da besta e sua imagem, e contra a sua marca – (vs. 90-11);
O martírio dos cristãos durante a grande tribulação – (vs. 12,13);
A ceifa – (vs. 14-16);
O grande lagar – (17-20).

- O Capitulo 14 de Apocalipse nos mostra quatro coisas preciosas acerca do tempo do fim.

1. O arrebatamento dos vencedores, o que chamamos de primícias;

2. Os fatos após o arrebatamento dos vencedores;

3. A ceifa. Muitos estudiosos acreditam que está é uma referência ao arrebatamento.

4. E o grande lagar.

O que significa o Cento e quarenta e quatro mil?

- Cento e quarenta e quatro mil na matemática de DEUS é mil multiplicado por doze vezes doze.

Espiritualmente falando é a completação das completações de DEUS em sua gloriosa economia.

- É a completação final e máxima, e de maneira absoluta e plena.

- Dentro da matemática bíblia, o número doze não é composto de seis mais seis, mas de três vezes quatro.

- Vejamos o exemplo disso na Nova Jerusalém:

a) A Nova Jerusalém é uma cidade de doze fundamentos;

b) Lá estará o nome dos doze apóstolos (21.14);

c) A cidade terá doze portas, doze anjos, os nomes das doze tribos de Israel (21.12);

d) Doze pérolas (21.21);

e) Doze meses, doze frutos (22.2);

f) A altura da muralha da cidade é de cento e quarenta e quatro côvados (doze vezes doze - 21.17);

- Embora os aspectos espirituais desta cidade são compostos pelo número doze, esse número é composto de três vezes quatro. Vejamos:

- Na Nova Jerusalém haverá três portas em cada lado da cidade (21.13);

- O número três nos fala do DEUS-Triuno. Se você estuda os Capítulos 21 e 22 de apocalipse, você verá que esses capítulos nos revelam o DEUS-Triuno.

- Quatro é o numero da criação. É o número das coisas que têm um começo, das coisas que são feitas, das coisas materiais e da própria matéria.

- Aqui em Apocalipse, é o número da nova criação.

- Então, doze é o número da completação de DEUS em relação a Sua economia. Esse número representa o entremesclar da divindade com a nova criação, o novo homem em CRISTO.

Por: Luiz Fontes


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.
“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: