Os benefícios da soberania de Deus

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Deus é Soberano 
Capítulo 11
Os benefícios da soberania de Deus


"Sim, ó Pai, porque assim te aprouve."
Mateus 11:26

Permita-me lembrar você do que temos aprendido até agora. Deus tem o controle de tudo e em forma soberana controla todas as coisas no mundo. Deus controla tanto as coisas inanimadas como as coisas vivas: os animais, os homens e os anjos. Deus o Pai escolhe seu povo de cada época da história e de cada nação e de toda raça. Jesus Cristo morreu para salvar este povo de seus pecados e o Espírito Santo lhes da a nova vida espiritual.
Na salvação de Seu povo e em tudo o que Ele faz, Deus opera de acordo ao Seu plano predestinado. Também temos aprendido que a vontade humana é por natureza má e não escolhe o que é bom. Somente Deus pode fazer que uma pessoa deseje a salvação do pecado. Deus é soberano, Ele é o grande rei, Ele é o único Deus.
Mas talvez você se pergunte por que nós pensamos que estas doutrinas são tão importantes. Em que forma nos afetam? Que diferença há na prática se Deus está ou não no controle de todas as coisas?
Primeiro que nada, se acreditamos que Deus é soberano, então temos uma melhor idéia do que Deus é, quer dizer, de sua verdadeira natureza e caráter. Percebemos que o Deus que fez todas as coisas tem um poder completo sobre sua criação. Também compreendemos que sempre devemos obedecê-Lhe e submeter-nos a Ele. Ainda que não possamos compreender todo o que Deus faz, sabemos que ninguém pode resistir sua vontade.
Sabemos também que Deus tem demonstrado sua bondade a uma grande multidão de pessoas que não o mereciam. Então, quando pensamos no plano divino da salvação percebemos quão grande e poderoso é Deus.
Em segundo lugar, acreditando que Deus tem o controle completo de tudo, entendemos que a nossa religião é viva e prática. Não podemos ter uma fé verdadeiramente viva até que não percebamos quão grande e poderoso é Deus. Quando compreendemos o poder de Deus vemos a nossa necessidade de obedecê-Lo o submeter-nos a Ele em cada aspecto de nossas vidas. Somente percebendo a grandeza de Deus surge o desejo de aprender mais acerca dEle. Somente aqueles que têm visto a grandeza de Deus desejam orar conforme a Sua vontade e fazer tudo para a Sua glória.
Em terceiro lugar, a crença de que Deus é soberano sobre todas as coisas nos ensina que não podemos realizar nada para salvar-nos a nós mesmos. A salvação não é como alguns falam, que Deus tem feito o que Ele podia e agora está esperando que nós façamos o que devemos.
A verdade é que não podemos fazer nada para salvar-nos a nós mesmos.
A nossa vontade humana deseja por natureza fazer o que é mau.
Não desejamos completamente voltar-nos a Deus. Somente Deus, quem tem o controle completo sobre tudo, pode dar-nos a disposição de voltar-nos para Ele.
O fato de que não podemos salvar-nos a nós mesmos deveria nos fazer sentir temor do perigo de nunca chegar a sermos salvos. Este temor pode ser algo bom, se nos conduz a entender que só Deus pode nos salvar. Então, pode nos levar à disposição de pedi-Lhe que nos salve.
Em quarto lugar, a crença de que Deus tem o controle de tudo nos mostra quanto dependemos de Ele para todo. Também percebemos quão fracos, vãos e pequenos somos; e por outra parte, percebemos quão forte, sábio e grande é Deus. Vivemos num mundo onde a gente sempre está louvando e engrandecendo os logros humanos. As pessoas se orgulham das coisas que os homens tem melhorado. Mas quando cremos na soberania de Deus, começamos a ver todo desde outra perspectiva. Vemos que só Deus é capaz de salvar seu povo dos seus pecados. Vemos que os homens não podem fazer nada para ajudar a Deus a salvá-los.
Como resultado, louvamos a Deus por tudo o que tem feito para salvar seu povo escolhido.
Em quinto lugar, crer na soberania de Deus nos dá um sentimento de plena segurança. Porque ao confiar num Deus que controla tudo, já não temos nada a temer. Ainda em tempos de tristeza sabemos que Deus está aí, e que está cheio de poder, sabedoria e bondade. Deus é demasiado sábio como para cometer um erro. Deus é demasiado bondoso para causar-nos alguma dor que não seja, no fim, para o nosso bem. Ainda em meio a dor, estamos completamente seguros se estamos confiando num Deus soberano.
Em sexto lugar, se cremos que Deus é soberano estaremos contentes com qualquer coisa que Deus nos envie. Isto não significa que aceitemos as coisas difíceis com um espírito estóico ou fatalista. Se confiamos em Deus, perceberemos que o que Ele nos envia é para o nosso bem (ainda quando não compreendamos como é que tudo redundará para o nosso bem-estar).
A sétima coisa é que, crendo na soberania de Deus, somos conduzidos a louvá-Lo. Se Deus tem nos escolhido, tem nos salvado e guardado em cada momento de nossa vida pela sua bondade, então desejaremos louvá-Lo por tudo o que Ele é e por tudo o que Ele tem feito por nós.
Em oitavo lugar, crer na soberania de Deus nos dá a segurança de que, num dia futuro, o bem triunfará sobre o mal. Agora sentimos que a maldade é mais forte do que o bem. Porém, se acreditamos que Deus é soberano, sabemos que um dia Satanás será derrotado. Num dia futuro, será completamente claro que Deus é maior que todos os poderes da maldade. Num dia futuro, todos verão com clareza que Deus é soberano.
Finalmente, a crença de que Deus controla tudo no dá paz em nossos corações. Todos os crentes verdadeiros sabem que o Deus soberano controla toda a criação, é o mesmo Deus que governa em seus corações; como resultado disso, têm perfeita paz. Devido a Sua soberania, Deus é digno de toda confiança. Ele é demasiado sábio para errar, demasiado poderoso para ser vencido e demasiado bondoso para fazer algo mau. Se este Deus é o seu Deus, então você pode estar completamente seguro.

A. W. Pink

É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: