3ª Estação – Etã - Parte 02

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

 


As 42 Jornadas no Deserto

3ª Estação – Etã - Parte 02
Texto: Ex 13.20-22

Por Luiz Fontes

“Tendo, pois, partido de Sucote, acamparam-se em Etã, à entrada do deserto. O SENHOR ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para guiá-los pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para alumiá-los, a fim de que caminhassem de dia e de noite. Nunca se apartou do povo a coluna de nuvem durante o dia, nem a coluna de fogo durante a noite”.

Que quadro maravilhoso! Olhando para este texto, somos levados a contemplar a maneira como o Senhor se revela no inicio da nossa fé cristã; como Se manifesta, Se dispensa e está sendo trabalhado em cada um de nós. O Senhor colocou a coluna de fogo à noite e a coluna de nuvem durante o dia para ser um testemunho de que Ele estava guiando aquele povo. É uma questão de Visão Espiritual. O Livro de Provérbios, no capítulo 29 e versículo 18, diz: “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”. Em outras traduções é dito: Onde não há visão o povo se desintegra”, ou Onde não há visão o povo perece”.
No Livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 26, versículo 19, Paulo diz:

Pelo que, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial”.

 Precisamos compreender sobre a importância daquilo que vai nos manter na direção que Deus está se movendo e nos guiando. Pessoalmente, eu creio que aquilo que nos mantêm nesta direção é a Visão Espiritual. Não me refiro à Visão como aquilo que se enxerga a olho nu. Não significa algo que venha da inspiração pessoal ou de nossos desejos e sonhos; eu não estou falando disso. Visão, a partir de uma interpretação mais profunda da Palavra de Deus, é algo que vemos com o nosso espírito. O Espírito Santo revela a mente de Deus no nosso espírito. Visão não é algo que vem de nós mesmos, não vem da nossa vida natural; é algo que é dado de cima.
Em 1 Co 2.9-12, diz:

“... mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente”.

Aquilo que os olhos não viram, nem ouvidos ouviram, e nunca veio até a mente do homem, isto é, aquilo que Deus tem preparado para aqueles que o amam é algo que Deus tem revelado pelo Seu Espírito Santo. Ninguém conhece as profundezas de Deus, mas o Espírito de Deus conhece e as revela para nós. Isto é Visão Espiritual. Não é algo que meramente temos em nós, não é uma coisa insignificante, uma coisa qualquer. É algo que toca a própria mente de Deus, que está relacionado com o Seu coração e propósito eterno. O propósito do coração de Deus é chamado de Mistério, na Bíblia. Este Segredo é tão glorioso que foi necessária uma preparação de várias eras e gerações para que fosse revelado.
Mas agora, através da revelação dada aos Apóstolos e Profetas, nós podemos tocar e ser tocados por este Mistério. É o Espírito Santo que nos dá esta revelação através da qual conhecemos as profundezas e os segredos de Deus, porque Ele revela o Seu coração a nós. Deus deseja que conheçamos o Seu Mistério e que possamos adentrar e tocá-Lo. Tudo isto vem por meio de revelação. E quando Deus revela, nós vemos! É esta verdade que precisamos entender em Etã. A coluna de nuvem de dia e a coluna de fogo a noite era algo espiritual, glorioso, íntimo e profundo; era revelação de uma manifestação de Deus. Porém, se estudarmos a história desse povo, veremos que eles não valorizaram o agir de Deus em seu favor, antes, desprezaram o amor e cuidado do Senhor.
Aquela nuvem que Deus enviou para que eles pudessem segui-la, é uma revelação indescritível e impressionante de como o Senhor está nos guiando através da visão espiritual. De fato, a Bíblia inteira é uma grande visão espiritual. O Livro de Apocalipse, como toda a Escritura Sagrada, revela o nosso Senhor Jesus Cristo. De Gênesis a Apocalipse, a Bíblia procura revelar Jesus Cristo a nós.

Observem o que o Senhor Jesus diz em João 5. 39,40:

“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida”.

Vamos ver o que o Senhor disse aos Seus discípulos logo após a Sua ressurreição:

“Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E por não acreditarem eles ainda, por causa da alegria, e estando admirados, Jesus lhes disse: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe apresentaram um pedaço de peixe assado e um favo de mel. E ele comeu na presença deles A seguir, Jesus lhes disse: São estas as palavras que eu vos falei, estando ainda convosco: importava se cumprisse tudo o que de mim está escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos.” – Lc 24. 36-44.

O Senhor Jesus mostrou as Suas feridas e provou tanto o mel como o pedaço de peixe para lhes mostrar que Ele estava vivo. Em seguida, lhes abriu o entendimento e mostrou que a Lei de Moisés, os Salmos e os Profetas falavam Dele. Portanto, a Bíblia inteira é a revelação de Jesus Cristo. Este é o Mistério de Deus. Este é o Seu Segredo. Deus deseja que conheçamos Seu Filho. É por meio da revelação que o Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, é manifestado a todos nós. Não há nada mais importante para o cristão do que a visão de quem é Cristo, a visão da Pessoa e da Obra de Cristo. Por isso, o Senhor deseja nos guiar. Essa nuvem, que fala da revelação, da manifestação do Senhor visa nos guiar a Cristo; é a visão do Filho de Deus, o Senhor Jesus. Deus deseja que nós vejamos Seu Filho como Ele também vê.
Vejam o que o Senhor Jesus disse no capítulo 8 do Evangelho de João:

... antes que Abraão existisse, EU SOU” – v.58.

“Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se” – v.56.

O Livro de Hebreus nos é revela que Abraão aguardava a cidade que tem fundamentos, e que Deus continua edificando:

“Pela fé, Abraão, quando chamado , obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia. Pela fé, peregrinou na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa; porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador” – Hb 11.8-10.

 Portanto, até mesmo os Patriarcas tinham uma visão de Cristo, porque era isso que Deus desejava que eles vissem. Quando Moisés viu aquela sarça que não se consumia, ele se aproximou, e o Anjo, que é uma visão do Senhor Jesus, falou com ele. Por causa daquela visão, em Hebreus 11, versículo 27, nos é dito que ele fugiu do Egito por causa do Faraó, porque havia visto aquele que era Invisível. Moisés viu o Senhor Jesus, no espírito. Ele viu o Filho de Deus, Aquele que lhe deu força para realizar a obra para a qual Deus o havia chamado; esta obra da peregrinação que estamos estudando.
Se lermos os Salmos de Davi, veremos que ele também foi alguém que viu o Senhor Jesus. No Salmo 22, vemos que ele O contemplou em Seu sofrimento. No Salmo 24, ele viu o Senhor na Sua Glória, pois Ele é o Senhor da Glória. O Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, viu que o Senhor Jesus é o Rei da Glória. Esta é a visão Espiritual.
E quando estudamos os Profetas, descobrimos a mesma coisa. A Bíblia diz que Isaías entrou no templo e teve uma visão magnífica - a visão da Glória do Senhor. Toda a glória do Senhor preenchia o templo e os serafins estavam clamando: “... Santo, Santo, Santo...” – Is 6.3. Quando teve aquela visão, o Profeta Isaías clamou dizendo: “... ai de mim, que vou perecendo! Porque eu sou um homem de lábios impuros e habito no meio de um povo de impuros lábios...” – Is 6.5. E ele foi purificado pelo fogo.
Na época do Velho Testamento descobrimos que o mais essencial para o povo de Deus era receber a visão do Senhor Jesus. E quando estudamos o Novo testamento, vemos que todos os Apóstolos também tiveram a visão (singular) do Senhor Jesus. O Apóstolo Paulo, quando se defende perante o Rei Agripa, fala: “... não fui desobediente à visão...” – At 26.19. Ele menciona a Visão Celestial (singular). Esta é a Visão que Deus deseja que todos nós tenhamos. Esta é a Verdade que o Senhor quer que nós recebamos. É isto que o Ele deseja ministrar e falar a nós. Através das colunas de nuvem e fogo, o Senhor quer nos levar, nos conduzir para dentro Dele na revelação da Pessoa de Cristo.
Quando estudamos 2 Coríntios 12, vemos que o Apóstolo Paulo menciona a respeito de revelações e visões (plural). Paulo teve muitas visões, mas todas se reúnem para formar a Visão Celestial. E esta transformou a sua vida. Ele afirma que o sentido do seu ministério está fundamentado nesta visão.
Se não tivermos visão espiritual, nossa vida cristã não terá uma direção. Estaremos equivocados quanto ao nosso caminhar, pois não veremos aquilo que Deus anseia. Não saberemos onde estamos; de onde saímos e para onde vamos. Não saberemos o que estamos buscando. Seremos como aqueles que simplesmente vagueiam, sem qualquer objetivo. Por isto, a visão é tão importante. Ela nos dá direção e nos mostra aonde devemos ir. Dá-nos força para prosseguirmos na direção estabelecida por Deus e está de acordo com o Seu Propósito Eterno.
Nós precisamos caminhar de acordo com a visão espiritual e não através de modismos, de coisas que surgem e depois desaparecem. A nossa força vem dessa visão celestial. Não importa quão difícil seja o nosso caminhar, nem tão pouco quanta oposição teremos que enfrentar, porque há dentro de nós uma força interior que nos auxilia e nos dá força para prosseguir e perseverar. Nossa vida cristã é como correr uma maratona. Não é simplesmente uma corrida de 100 metros, é uma corrida de obstáculos. Não é apenas longa, mas há muitos obstáculos ao longo do caminho e nós precisamos ser perseverantes. Todavia, é a visão espiritual que nos dá perseverança. Muitos cristãos, quando se encontram em dificuldades, simplesmente desistem, porque eles não têm aquele poder de perseverar. O que é que nos dá aquela esperança até o fim? É a visão. A visão nos dá perseverança, e não apenas isso, mas ela nos une e nos mantêm juntos. Sem a visão todos estaremos dispersos, porque cada um seguirá seu próprio caminho.
Veja o que Salomão disse: Onde não há visão o povo perece– Pv 29.18. Em outras palavras, se não houver visão não nos tornaremos totalmente unidos, estaremos completamente desenfreados espiritualmente. A visão celeste nos cinge, disciplina e nos fortalece para não sermos dispersos e indisciplinados. Vemos que muitos cristãos hoje são muito dispersos e completamente indisciplinados, porque eles não têm visão. Cada um busca aquilo que deseja. Não há nenhum objetivo em comum. Sem visão nós pereceremos e seremos como o povo de Israel que vagueava pelo deserto. Por mais que eles tivessem a coluna de nuvem durante o dia, e a coluna de fogo durante a noite, não permitiram que essas colunas trouxessem no interior deles uma visão espiritual dos caminhos de Deus. Moisés conheceu os caminhos de Deus, mas o povo de Israel não. Por isso eles pereceram no deserto. Muitos cristãos parecem não estar alcançando o alvo, parecem estar caindo ao longo do caminho; e a razão é porque não têm visão espiritual.
Que o Senhor nos ajude com a Sua Palavra. Que o Senhor nos abençoe no nome de Jesus, Seu amado Filho.                                      


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: