3ª Estação – Etã - Parte 14

sexta-feira, 2 de outubro de 2009


 

As 42 Jornadas no Deserto

3ª Estação – Etã - Parte 14
Texto: Jo 1.29-39 

Por Luiz Fontes

Prosseguindo acerca da vida do Apóstolo João. Sabemos que ele viu o Senhor Jesus de uma forma muito íntima e esta Visão que ele teve do Senhor Jesus o capturou e o governou. João teve toda a sua vida governada por esta Visão.
Em Mateus capítulo 11, versículos 28 e 29, o Senhor Jesus disse:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”.

Já vimos que em Jo 1.29 João Batista declarou que o Senhor Jesus era “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Mas no versículo 36 do mesmo capítulo do Livro de João, ele diz: “Eis o Cordeiro de Deus”. Estas duas declarações são interessantes, porque a primeira declaração está relacionada à obra do Senhor Jesus e a segunda, à Sua Pessoa. E quando João Batista fez estas duas declarações, João estava do seu lado. João era um garoto muito novo; de todos os Apóstolos ele era o mais jovem. E aquelas declarações capturaram o coração de João, que desde então, passou a seguir o Senhor Jesus; e esta Visão do Cordeiro entrou na sua vida.
Agora, observem as palavras do Senhor Jesus, quando ele disse: “... porque sou manso e humilde de coração...”. O Cordeiro é isso; Ele é manso, é sacrificial é humilde - este é o Cordeiro de Deus. E Deus quer formar o caráter do Cordeiro em nós. Este Cordeiro tem que estar em nós. Talvez, muitos de nós gostaríamos de ter o caráter do leão, mas precisamos ter o caráter do Cordeiro. Será que nós somos mansos e humildes como o Senhor Jesus era e é? Será que somos amáveis e sacrificiais como Ele? Por que isto é algo que não conseguimos fingir. Isso precisa ser trabalhado em nós. E este trabalho é possível somente pelo Espírito Santo habitando em nós e nos levando a habitar Nele. Isso foi algo que João conheceu e experimentou. O Senhor anseia que venhamos ter tempo com Ele. O Senhor deseja que sejamos próximos, íntimos Dele. Portanto, podemos ver que João conheceu o Cordeiro de Deus. Ele conheceu que esse Cordeiro é quão humilde, manso, amável, gentil, puro. Este é o nosso Senhor. E é assim que Ele deseja que nós sejamos.
Se observarmos no Livro de Apocalipse, veremos que a visão do Cordeiro de Deus prossegue. Quando o Nosso Senhor Jesus estava sobre a Terra, Ele era o Cordeiro de Deus, manso, puro e humilde - Ele era o Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo. Mas após a Sua obra ter sido consumada na Cruz, após a Sua morte e ressurreição, Ele deu uma visão a João, na ilha de Patmos. E João se viu no céu. Quando lemos os capítulos 4 e 5 de Apocalipse, vemos algo muito maravilhoso. No capítulo 4, João, no seu espírito, foi elevado aos céus e ali ele viu o Trono de Deus; ele viu a glória do Criador. Tudo foi feito para Ele. E no capítulo 5, vemos a glória do Redentor. Foi uma obra muito gloriosa que ele começa agora a descrever. E nas mãos do Deus da glória, há um pequeno livro, e um anjo muito forte começou a proclamar, a sua voz alcançou os céus, a terra e debaixo da terra:

“Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?” – Ap 5.2.

E houve um completo silêncio. Não houve resposta nenhuma. Não houve resposta nem no céu, nem na terra, nem debaixo da terra. Houve somente silêncio. E a Bíblia diz que João chorou, e chorou muito. Creio que João chorou porque ele compreendeu que aquele Livro que estava nas mãos de Deus, era a Escritura de todo o Universo. Deus criou o Universo e Deus tinha as Escrituras em Suas mãos.
Nós sabemos que Satanás é apenas um usurpador. Ele não pertence ao nosso Universo. Ele é simplesmente um forasteiro. Mas vemos que o direito está nas mãos de Deus. O poder e o governo estão nas mãos de Deus. Deus possui todas as coisas.  Mas a Bíblia diz que Satanás é o príncipe deste mundo. Em Mateus 4, quando ele mostra os reinos deste mundo para o Senhor Jesus, ele diz que isto lhe foi entregue. Em Gn 1.26,27, Deus deu a autoridade deste mundo nas mãos de Adão. Porém, Adão um dia pecou, e Satanás usurpou isto. E agora João está chorando porque aquele Livro está selado. E o anjo proclamando: “Quem é digno de tomar o livro e abri-lo?”. Isto quer dizer: “quem é digno de executar a vontade de Deus?”, de trazer todo o universo de volta a Deus, tirá-lo da mão do usurpador e colocá-lo aos pés do Todo-Poderoso.
Em Ef 1.7-10, Paulo diz:

“no qual temos a redenção, pelo seu sangue (ele está falando do Senhor Jesus), a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu, como as da terra”

Paulo usou a palavra “convergir”, que no grego é a palavra anakephalaiomai. Esta é uma palavra formada por dois vocábulos: ana e kephalaioo, que significa: “trazer novamente; congregar de novo; colocar tudo em ordem novamente”. Significa que um dia tudo esteve em ordem e que agora não está mais. A Bíblia diz assim em Gn 1.1,2:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”.

Todos os eruditos e estudiosos da Bíblia afirmam que este versículo 2 não está conforme o original hebraico. Podemos ver isso na versão Vulgata, Latina, feita por Jerônimo, como também na Septuaginta, a versão dos Setenta, em grego, quando aqueles setenta anciãos fizeram uma versão do antigo hebraico para o grego. Então, nestas duas grandes versões, lemos assim:

e a terra, porém se tornou sem forma e vazia....

Ela se tornou sem forma por quê? Porque houve algo. Precisamos ler o capítulo 14 de Isaías e o capítulo 28 de Ezequiel.
Porque Isaías 45.18, diz assim:

“Porque assim diz o SENHOR, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu; que não a criou para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o SENHOR, e não há outro”.

Deus não criou a terra vazia; ela se tornou um caos. Com isto, nós entendemos que a obra de Deus em Cristo é trazer novamente tudo isso de volta. E é aqui que entra esta Visão de João. Porque agora ele contempla, ele ouve o anjo dizer: “Quem é digno de executar a vontade de Deus; de trazer todo o universo de volta a Deus; tirá-lo das mãos do usurpador e colocá-lo aos pés do Deus Todo-Poderoso”. E houve silêncio. Ninguém era digno. Os anjos não eram dignos. Não havia nenhum homem que fosse digno. Nem mesmo debaixo da terra, ninguém era digno. João chorou porque ele sentiu que não havia nenhuma esperança. É como se tudo estivesse acabado. E ele chorou. Se compreendermos isto, nos sentiremos profundamente chocados. Mas enquanto João via o anjo forte proferindo aquelas palavras, ele foi consolado por um dos anciãos que disse: “Contemple o Leão de Judá. Ele venceu e Ele é digno”.
João viu o Cordeiro, de pé, no meio do Trono, das quatro criaturas viventes e dos vinte e quatro anciãos. Os anciãos disseram: "O Leão de Judá venceu".  E ainda assim, o que João viu foi aquele Cordeiro que era manso e humilde. Ele venceu! Ele havia sido recém imolado. É por isso que nós cremos que se trata de uma revisão da ascensão do Senhor. Algo muito especial. Aquele Cordeiro estava de pé. E quando o Cordeiro tomou das mãos daquele que estava no trono, aquele pequeno livro, imediatamente todo o universo se derramou em louvores e adoração. Não apenas as quatro criaturas e os vinte e quatro anciãos, mas todos o adoraram; todo o universo estava adorando o Cordeiro. É o Cordeiro sobre o Trono.
Um dia, esse Cordeiro foi imolado na Cruz do Calvário, na Sua humildade, na Sua fraqueza, mas agora aquele mesmo Cordeiro está no meio do Trono. Este é o Cordeiro. Ele tem o direito de trazer todo o Universo de volta a Deus. Todo o Universo foi desintegrado por causa da rebelião de Satanás. Agora, o Cordeiro tem a autoridade, tem o direito, tem o poder de trazer tudo de volta para Deus, conforme Paulo escreveu em Ef 1.10. Ele não apenas nos reconciliou, mas está trazendo de volta toda a criação à plenitude de Deus. Este é o Cordeiro. Esta é a Visão que nós precisamos ter. A razão de sermos tão fracos é que nós não compreendemos isso: a Visão gloriosa do Cordeiro; essa Visão que capturou João.
Muitas vezes temos falhado tanto. Somos tão facilmente desapontados; tão facilmente perdemos a nossa esperança. Quantas vezes sentimos a nossa fé abalada. A razão é porque não vemos o Cordeiro sobre o Trono, executando e cumprindo a vontade de Deus, e trazendo tudo de volta a Deus. Nós cremos que logo que Ele tomou aquele livro Ele começou a abrir os selos. Se lermos o capítulo 24 de Mateus, veremos que os quatro primeiros selos já foram abertos, e correspondem à primeira parte deste capítulo. Aqueles são os princípios das dores de parto. O que vemos na terra é tribulação, mas o que Deus vê são as dores de parto. O mundo inteiro está com dores de parto, tentando trazer aquilo que Deus deseja. Então o nosso Senhor Jesus está executando a vontade de Deus, e Ele não vai falhar. O mundo inteiro está em profundo desespero e agonia, mas ele não pode fazer nada para Deus. Só o Cordeiro pode fazer. Esta é a obra atual, corrente e poderosa do Cordeiro de Deus. E quando o sexto selo é aberto, João diz:

“Caí sobre nós e escondei-nos da face daquele que se assenta no trono e da ira do Cordeiro” – Ap 6.16.

Embora Ele seja manso. A ira Dele, a ira da Sua justiça se derrama contra a iniqüidade, o pecado, o mundo, e o próprio Satanás.
Mas a visão de João prossegue até o capítulo 14, e então vemos que no monte Sião, lá no céu, o Cordeiro está de pé, e com Ele estão os cento e quarenta e quatro mil. E estes são as primícias do Cordeiro, são os seguidores do Cordeiro. O que vemos nesse texto é simplesmente o Senhor Jesus como Cordeiro de Deus. O caminho do Cordeiro vai do Calvário até o Trono.. Então descobrimos que sobre esta Terra, pela Sua graça, Deus tem um conjunto de pessoas, que são esses cento e quarenta e quatro mil. Este número, esta conta matemática adquirimos da seguinte forma: “12 x 1000 x 12”. Doze fala de completação; aqui está a completação das completações. Isso é muito especial! Isso representa os seguidores do Cordeiro. Aonde quer que o Cordeiro for, eles também irão. Somos nós, os seguidores de Cristo. Nós O seguimos desde a manjedoura até a cruz. Se assim continuarmos fazendo, nós O seguiremos até o Trono. Se sofrermos com Ele, com Ele reinaremos. O Cordeiro está nos chamando. Ele está nos chamando para podermos segui-Lo por onde quer que Ele vá. Este é o caminho do Cordeiro sobre a Terra.  É um caminho humilde. É um caminho de sofrimento, mas é um caminho de glória. E a Bíblia diz que com o Cordeiro haverá aquelas primícias, que foram os fiéis seguidores do Cordeiro na Terra. Eles estarão de pé ali no monte Sião.
Em Apocalipse 17, descobriremos que há um muro, que houve uma guerra e foi à última guerra da nossa era. Satanás, o anticristo, o falso profeta, estavam reunidos com um grande exército no mundo para guerrear contra o Cordeiro. Mas o Cordeiro vai descer do céu com o Seu exército, que são os escolhidos, os fiéis. Veremos o Cordeiro com a espada na Sua boca, para realmente destruir o inimigo. Depois disto, no capítulo 19, haverá um grande clamor. E esse clamor é: "Aleluia", O Deus Todo-Poderoso Reina (v.6). Aqui vemos as bodas do Cordeiro com a Sua Noiva. E foi dado a ela um vestido de casamento, branco, vivo e brilhante, que são as justiças dos santos. Um dia, este Cordeiro vai Se casar; e Ele vai ter a Sua Noiva e a Sua Noiva vai se ataviar para Ele. E Ela vai viver para a glória Dele, vai viver para a Sua satisfação, porque Ela O seguiu. É isso que Deus deseja que nós vejamos. Esta visão tem que nos capturar, tem que tomar conta de todos nós, de todo o nosso ser, de toda a nossa vida. Se não compreendermos, se não tivermos esta Visão do Cordeiro na mesma medida que João viu, então, na verdade, não teremos uma visão clara do caminho, da edificação e do propósito de Deus em Cristo; estaremos equivocados na nossa vida cristã. Nós precisamos ser convencidos por esta Visão, porque esta é a Visão do Cordeiro. E nós temos que ser os seguidores do Cordeiro.
Que Deus de uma forma grandiosa e poderosa fale ao nosso coração e nos abençoe com a Sua Palavra.
                                                                                                           


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: