4ª Estação – Pi-Hairote- Parte 03

sábado, 3 de outubro de 2009


 

As 42 Jornadas no Deserto

4ª Estação – Pi-Hairote- Parte 03
Texto: 1 Co 10.1, 2

Por Luiz Fontes


“Ora, irmãos, não quero que ignoreis (não conhecer; não entender) que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”.

Estamos vendo nesse texto, essas duas experiências maravilhosas: tanto a experiência de Etã, como a experiência de Pi-Hairote.
Paulo disse para aqueles irmãos que não queria que eles “fossem ignorantes” concernentes a estas experiências. Quando ele disse: “... que nossos pais estiveram todos sob a nuvem...”, estava se referindo a Etã, quando o Senhor trouxe a nuvem e colocou sobre o povo de Israel. E quando disse: “... tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés”, se referia a Pi-Hairote. Esta é uma experiência muito gloriosa. Eles foram tanto batizados na Nuvem, como também no Mar. Vemos que ser batizado na Nuvem, significa ser batizado em Cristo. Isto é algo que toca verdadeiramente a presença de Deus em Cristo na nossa vida. E ser batizado no Mar, é o batismo nas águas. Temos dois aspectos da nossa experiência cristã, e esses aspectos tocam especialmente a primeira fase da nossa vida cristã, quando recebemos a Cristo como nosso Salvador.
Desde o momento que você recebe Cristo como seu Salvador (aqui Paulo diz que nós fomos colocados debaixo da Nuvem, da glória, da presença de Deus), esta é a experiência de ter recebido Cristo. Aqui temos algo muito glorioso sobre o significado da vida cristã; o que é ser cristão. Ser cristão é estar imerso, dentro de Cristo, debaixo do governo de Deus em Cristo no poder do Seu Espírito; isso é ser cristão! Não é viver uma vida aleatória, qualquer, medíocre, mas é viver uma vida em Deus. Esse é o batismo na Nuvem: é estar imerso, totalmente tomado pelo governo de Deus, pela vida de Cristo, pelo poder do Espírito. Agora não andamos como queremos, temos que andar segundo o padrão de Deus, de acordo com o caráter de Deus, de acordo com a Obra e a Vida de Cristo e com o poder do Espírito Santo. A vida cristã não pode ser uma vida mesclada com esse mundo.
Se observarmos com cuidado, veremos que a experiência vivida em Ramessés fala do Cordeiro que foi morto para que Seu Sangue fosse colocado nos umbrais das portas, e os israelitas pudessem estar debaixo desse Sangue. Por causa do Sangue, Deus os guardou da condenação e do julgamento sobre o Egito. Assim também nós vemos que a experiência do Cordeiro fala da Obra Redentora de Cristo. Primeiro temos que ter este encontro com o Cordeiro, com o Sangue do Cordeiro, participar da Obra do Cordeiro.
Romanos 6.5, diz que “... fomos unidos com ele na semelhança da sua morte...”. Assim também, fomos unidos a Cristo na Sua morte lá na cruz. Este é um fato que Deus considera. Você tem que estar certo disso. Esta é a Obra de Cristo na sua vida, a Obra Redentora. Mas desde que essa Obra Salvadora, Redentora entra na sua vida e você recebe isto em seu coração, você é liberto de um império de trevas como diz Colossenses 1.13:

“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.

Então, você é transportado para o Reino de Cristo, de Deus, numa esfera totalmente diferente. Este é o batismo na Nuvem. Você agora está debaixo de um novo governo. Agora você tem uma Visão Espiritual, e esta Visão tem que se tornar a sua Vocação.
Paulo escrevendo aos Efésios, no capítulo 4, versículo 1, diz:

“Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados”.

Nesta Salvação nós somos chamados a viver um padrão diferente, a ter um comportamento diferente, uma atitude diferente, um andar diferente. E esse andar tem que ser de acordo com o caráter de Deus, com a obra de Cristo e com o poder do Espírito. Não pode ser do nosso jeito. Esse é o batismo na Nuvem. Isso é Etã!
Mas a Palavra também diz que eles passaram pelas águas, referindo-se ao verdadeiro significado do Batismo. Cruzar Pi-Hairote, significa sair, estar fora do Egito, fora do mundo. E desde que eles passaram pelas águas do Mar Vermelho, eles já não estavam mais no Egito. Agora eles saíram do Egito, mas para isto eles tiveram que passar pelas águas.
Em Marcos, capítulo 16, versículo 16, diz:

“Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado”.

O que quer dizer: “crer e for batizado será salvo”? O que quer dizer a palavra “salvo”? Na língua grega temos duas palavras para entendermos o que é Salvação. A primeira é sotero, que tem um significado muito diferente da outra palavra que é sozo. Sotero trata da nossa Redenção de um modo geral, isto é, do perdão dos nossos pecados, a Salvação que Cristo realizou para nos Justificar, nos Santificar e nos Redimir. Mas, sozo fala de Libertação. E em Marcos 16.16, a palavra é sozo e não sotero. Quem crer e for batizado será “liberto” - esta é a palavra que fala de libertação. Não quer dizer que para você ser salvo tem que ser batizado (porque o ladrão da cruz foi salvo, porém, não foi batizado). Poderíamos dizer que não haveria necessidade nenhuma dele se batizar, porque ele morreu logo que creu. Mas se ele tivesse que permanecer, teria que passar pelo batismo, porque o batismo significa a nossa emancipação do mundo. Significa que agora nós estamos libertos do mundo.
Antes que um cristão seja batizado, ele precisa crer no Senhor. Mas após o batismo, o cristão vive uma vida nova, emancipada, liberta do poder do mundo. A maioria dos cristãos não compreende este versículo e ninguém está autorizado a mudar o texto, por isso nós temos que olhar atentamente para este texto e estudá-lo em conformidade com a verdade da Palavra de Deus. Precisamos ter clareza quanto ao significado da palavra salvação na Bíblia. Qual é o objetivo da salvação? De acordo com a Bíblia, a salvação está relacionada com o mundo, não o ser livre do inferno, mas em primeira instância ser liberto do poder do mundo. O oposto de Vida Eterna é Perdição, enquanto que o oposto de Salvação é o mundo. Precisamos ser salvos para fora do mundo, porque o mundo é um poder que nos corrompe, que rouba de nós a presença de Deus, nos tira da presença de Deus. Enquanto pertencemos ao mundo, estaremos num estado de perdição. O mundo como um todo já está condenado. Se você pertence ao mundo, não está apenas num estado de perdição, mas sim de condenação. Por isso nós precisamos entender que na salvação nós somos libertos do mundo.
A Bíblia diz em Romanos, capítulo 5, versículo 19:

“Porque, como, pela desobediência de um só homem (Adão), muitos se tornaram pecadores...”.

Não é necessário que uma pessoa peque para se tornar um pecador, porque por causa do pecado de um homem todos se tornaram pecadores (Rm 3:23). Desde que alguém esteja em Adão, ou seja, no mundo, essa pessoa está em completa oposição a Deus, é inimiga de Deus. Sua posição está errada, pois é uma posição de perdição, de condenação. Essa é a história de uma pessoa que não é salva.
Segundo a Bíblia, os quatros fatos ordinais com respeito ao mundo são:

Primeiro – o mundo está condenado;
Segundo – o mundo jaz no maligno;
Terceiro – o mundo crucificou o Senhor Jesus;
Quarto – o mundo é inimigo de Deus.

Deve-se notar que o mundo não apenas peca, mas também crucificou o Senhor Jesus. O mundo é inimigo de Deus. Estes são quatro fatos fundamentais acerca do mundo, do ponto de vista de Deus. E todos os que estão julgados e condenados é porque estão no mundo. O que está errado com as pessoas deste mundo é muito mais do que os atos injustos que cometem, é a própria posição que elas têm diante de Deus, e esta posição está errada. Como pode alguém abandonar o mundo, se o mundo ainda está o atraindo? Mas se um dia, pela Obra da Salvação, pela Obra Redentora de Cristo, o Evangelho penetra no coração desta pessoa, seus olhos são abertos, e então ela percebe que a sua posição está errada diante de Deus. Por mais atraente que o mundo seja, essa pessoa o abandonará.
Portanto a Salvação diz respeito à libertação de um relacionamento impróprio com o mundo, bem como de uma posição indevida neste mundo. O mundo em que vivemos está errado, porque esse mundo matou o nosso Senhor Jesus. Portanto o mundo é inimigo de Deus. O mundo está julgado e é deste mundo, deste relacionamento que nós precisamos ser libertos. Então o que significa Salvação? Ser salvo é ser liberto desta irmandade, desta posição, deste relacionamento com o mundo. Em outras palavras, é sair deste mundo. As pessoas normalmente se preocupam com a sua justificação pessoal. Mas, elas precisam ser lembradas do lugar de onde foram salvas. Salvação é ser salvar do mundo, para fora do mundo, não apenas ser tirado do inferno ou do julgamento da condenação do inferno, mas também de um relacionamento mundano.
Então, é isso o que significa o batismo. O batismo é a declaração da nossa emancipação do mundo. O batismo significa a experiência de que agora nós não pertencemos mais ao mundo. O mundo era a nossa esfera de vida, de relacionamento, mas agora desde que fomos batizados, a nossa esfera de relacionamento é em Cristo, é na vida de Cristo, e é para a glória de Cristo. Agora você tem que entender que o batismo proclama na sua vida, requer, reivindica na sua vida um testemunho público de que você pertence ao Reino de Deus. Porque existe uma realidade interior e uma exterior. E esta realidade exterior é o testemunho e a proclamação do que existe em nós. Quem não crê, diz a Bíblia, já está condenado. Se uma pessoa pertence ao mundo, esta pessoa está condenada, mas se ela creu e foi batizada, tem em si o testemunho visível de que ela saiu do mundo. Por isso o batismo é o anúncio público, uma declaração que nós não somos do mundo e que nós saímos do mundo.
Nós temos que entender que o termo Salvação não está relacionado apenas ao aspecto pessoal da nossa vida, mas também, a nossa libertação com relação ao mundo. É uma questão de sair do mundo, não é somente a questão de nos livrar da condenação do inferno, mas também do poder do mundo. Eu e você temos que ser claros quanto a isso. Se nós não tivermos uma Visão acerca do que significa esta experiência em Pi-Hairote, onde eles tiveram que sair, passar pelo Mar; se não entendermos o que significa tudo isso na nossa vida cristã, não sabemos o que é verdadeiramente este batismo.
Veja que a Palavra de Deus mantém uma unidade de pensamento. Em 1 Pedro 3.20, lemos:

os quais, noutro tempo, foram desobedientes quando a longanimidade de Deus aguardava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca, na qual poucos, a saber, oito pessoas, foram salvos, através da água”.

Isso mostra a Salvação sob um ângulo muito interessante. Veja o que o Senhor Jesus diz em Marcos 16.16: Quem crer e for batizado será salvo...”.
Em Atos 2.38, no Pentecostes, vemos Pedro pregando, proclamando o Evangelho para aquelas pessoas:

“Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”.

 Agora, vemos que o Senhor fala da Salvação através da água. Tudo que não resiste à passagem pela água, no batismo, não é salvo. Veja que no tempo de Noé todos foram batizados, mas apenas oito saíram da água com segurança. O Dilúvio veio e cobriu toda a terra. Todas as pessoas foram mortas, mas somente oito pessoas saíram da água. Isso fala do poder da vida em ressurreição. O número oito está relacionado à ressurreição. Porque o Senhor Jesus ressuscitou no oitavo dia, e aqui nós temos oito pessoas saindo da água. Todos na época de Noé foram imersos na água, mas apenas oito pessoas saíram dela. Aqui Deus tem o Seu testemunho. Toda a humanidade morreu afogada pelas águas do Dilúvio, mas oito pessoas saíram da água, pois a água não pôde retê-las; essas foram salvas. Hoje o mundo inteiro está debaixo da ira de Deus, entretanto, a pessoa que se batiza passa pela ira de Deus e ressurge do mundo condenado; esse é o significado do batismo. Batismo é impressão de um lado e imersão do outro. O batismo traz à mente o passar pelas águas e o ressurgir delas. Todas as pessoas no tempo do Dilúvio passaram pelas águas, mas somente oito pessoas saíram. Hoje também nós somos salvos pelo batismo, porque entramos na água e ressurgimos dela. Por isso, vamos entender estas verdades na nossa experiência cristã, na nossa própria vida.
Que nós venhamos dar valor a cada uma destas estações. Nestas primeiras estações iniciais, vemos os primeiros aspectos da nossa experiência cristã. A experiência do Cordeiro, da Nuvem, do Mar; todas estas experiências iniciais tocam profundamente a nossa vida. Que o Senhor nos ajude a entender a Sua Palavra, a entender esta maravilhosa experiência do batismo. Que sejamos enriquecidos mais uma vez por aquilo que Cristo está ministrando a nós.


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: