1ª Estação – Ramessés - Parte 01

quinta-feira, 1 de outubro de 2009




As 42 Jornadas no Deserto

1ª Estação – Ramessés - Parte 01
Texto: Nm 33.1-4

Por Luiz Fontes

Continuaremos com a história das 42 jornadas do povo de Israel no deserto. Hoje vamos nos deter considerando Ramessés. Vamos considerar os quatro primeiros versículos aqui de Números capítulo 33, que diz assim:

“São estas as caminhadas dos filhos de Israel que saíram da terra do Egito, segundo os seus exércitos, sob as ordens de Moisés e Arão. Escreveu Moisés as suas saídas, caminhada após caminhada, conforme o mandado do SENHOR; e são estas as suas caminhadas, segundo as suas saídas: partiram, pois, de Ramessés no décimo quinto dia do primeiro mês; no dia seguinte ao da Páscoa, saíram os filhos de Israel, corajosamente, aos olhos de todos os egípcios, enquanto estes sepultavam todos os seus primogênitos, a quem o SENHOR havia ferido entre eles; também contra os deuses executou o SENHOR juízos”.

Estamos então observando as jornadas do povo de Deus pelo deserto, as quais temos visto anteriormente. A Bíblia diz que todas essas coisas são para o nosso ensino e sucederam como exemplo para nós, para admoestação nossa, de modo que não estamos lendo somente uma história do passado, mas que através da história do passado estamos lendo sobre nós mesmos, lendo nossa própria experiência espiritual.  Até aqui temos visto a introdução. Hoje nos deteremos nas considerações do que é Ramessés, o ponto do qual o povo de Israel saiu. Mas, para que possamos entender todas as verdades aqui de Ramessés e extrair lições proveitosas para nós aqui dessas jornadas, e com a ajuda do Senhor, precisamos considerar isso, compreender de uma maneira mais ampla e não superficial o que significa o povo de Israel haver estado em Ramessés. Às vezes, quando não temos consciência do lugar em que estávamos, então, tão pouco temos consciência do que significa sair dali.
 Por isso nesses textos que já lemos, nós precisamos compreender alguma verdade. Verdade que deve ser fundamento na nossa vida. Veja bem, a Palavra diz que estas são as jornadas dos filhos de Israel que saíram da terra Egito. Este versículo é chave para nós. Você vai ver que este versículo vai se repetir constantemente ao longo de todo o caminho. Eles saíram: é isso que quer dizer Êxodo. Aqui está se referindo precisamente ao Êxodo. Aqui estamos seguindo Números 33 como esqueleto condutor, onde sempre estaremos olhando. Mas, constantemente estaremos nos voltando aos livros anteriores a Números, aqui no Pentateuco, para que nós possamos ter uma idéia clara de todas as verdades que aconteceram.
 Veja que a palavra chave aqui é SAIRAM. É importante sair. Mas então, devemos compreender de onde é que saímos. Às vezes, não temos suficiente consciência sobre onde estávamos e, portanto, não sabemos por que temos que sair. Saíram de um lugar, saíram e partiram. Sempre, estavam saindo para avançar. Têm que sempre sair. Quando verdadeiramente se avança é quando verdadeiramente se sai de algo; é isso que é a vida cristã. A vida cristã tem as suas saídas de experiências. Nós nunca podemos ficar presos a um determinado lugar, isto é, eu me refiro a uma determinada experiência. Sempre que passamos por lutas, provas, tribulações, são situações em que o Senhor nos conduz. Mas Ele nos conduz até que tenhamos aprendido a lição e depois temos que sair.
Agora aqui você vê Ramessés; é a primeira saída. Ramessés é de onde eles partiram. Saíram com a mão poderosa de Deus. Para sair necessitamos da mão poderosa de Deus. Vamos nos deter para compreender um pouco sobre o que significa Ramessés. Precisamos voltar, então, ao livro de Êxodo e vamos agora ler para que tenhamos uma visão panorâmica dos primeiros capítulos do livro de Êxodo, que são os capítulos de 1 a 12. Esses capítulos nos descrevem o que acontecia lá em Ramessés e o que fez Deus para tirá-los de Ramessés. Êxodo capítulo 1 versículos de 1 a 7 diz:

“São estes os nomes dos filhos de Israel que entraram com Jacó no Egito; cada um entrou com sua família: Rúben, Simeão, Levi e Judá,  Issacar, Zebulom e Benjamim, Dã, Naftali, Gade e Aser. Todas as pessoas, pois, que descenderam de Jacó foram setenta; José, porém, estava no Egito. Faleceu José, e todos os seus irmãos, e toda aquela geração. Mas os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles”.

Ainda é importante ler os versículos 8 e 9 que diz.

“Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós”.

Aqui nós vemos a questão das disnatias egípcias. Nós vemos que as disnatias egípcias, se você vê na história, tiveram uma interrupção entre a época de José e a época um pouco anterior ao Êxodo, com a invasão dos chamados Icsos, que foram os povos que vinham da terra de Canaã, da terra de Edon e da terra dos Amalequitas. Estes povos foram tomando o Egito e foram estabelecendo uma disnatia no Egito de Faraós Icsos, chamados de Reis Pastores. Foi durante esta época, quando os Icsos, que eram da terra de Canaã, estavam como Faraós do Egito, que José teve acesso ao governo do Egito. E a família de José também teve acesso próximo ao Faraó Icso. Por isso Jacó chegou a ter um lugar privilegiado enquanto os Icsos tiveram à frente do Império no Egito. Mas logo, a partir de Tebas, se levantaram uma nova disnatia dos egípcios nativos e aborígines e expulsaram a velha disnatia dos Icsos. Não sendo favorável isso a Israel. Devido a isso, é que se diz aqui, que eles levantaram sobre o Egito um novo Rei que não conhecia José.
 Os antigos egípcios começaram a governar, ou seja, Os Camitas; é isso que diz a Palavra de Deus. Os egípcios não queriam que os israelitas fossem embora para os manterem como escravos. Desde aqui, vemos que já aparece situação de escravidão e de opressão no Egito. Aqui nós precisamos atentar para algo muito especial.  Vejam agora os versículos 10 e 11 de Êxodo, capítulo 1, que diz assim:

“Vinde, usemos de astúcia para com eles, para que não se multipliquem, e para que não aconteça que, havendo guerra, se unam com os nossos inimigos, pelejem contra nós e se retirem da terra. Portanto, puseram sobre eles feitores para com cargas os afligirem. E os israelitas edificaram para Faraó as cidades-armazéns, Piton e Ramessés”.

Prestem muita atenção. Aqui aparece outra palavra descritiva do Egito. Nós vemos aqui moléstia, nós vemos aqui carga, aflição, é isso. Nós precisamos notar tudo isso. Vemos aqui Piton. Piton significa serpente, daí se derivava a palavra Pitonisa. Ramessés significa filho do sol, nascido do sol. O trono do Faraó Ramessés II tinha também uma tremenda serpente no trono.  Aqui nós vemos que este era um povo ligado, identificado com a serpente. Para entender um pouco mais sobre o que é o Egito, nós temos que ler o livro de Apocalipse, e ali temos que ver algumas passagens que vão mostrar para nós algumas verdades que precisam nos impressionar. Em Apocalipse capítulo 13, versículo 1 ao 8 , olhem o que diz;

“Vi emergir do mar uma besta que tinha dez chifres e sete cabeças e, sobre os chifres, dez diademas e, sobre as cabeças, nomes de blasfêmia. A besta que vi era semelhante a leopardo, com pés como de urso e boca como de leão. E deu-lhe o dragão o seu poder, o seu trono e grande autoridade. Então, vi uma de suas cabeças como golpeada de morte, mas essa ferida mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou, seguindo a besta; e adoraram o dragão porque deu a sua autoridade à besta; também adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem pode pelejar contra ela? Foi-lhe dada uma boca que proferia arrogâncias e blasfêmias e autoridade para agir quarenta e dois meses; Ou seja, três anos e seis meses. foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação; e adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, aqueles cujos nomes não foram escritos no Livro da Vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

Agora, veja o que diz o versículo 12 a seguir:

“Exerce toda a autoridade da primeira besta na sua presença. Faz com que a terra e os seus habitantes adorem a primeira besta, cuja ferida mortal fora curada”.

Esta é uma referência ao Falso Profeta. Diz assim os versículos 13 e 14:

“Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens. Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar diante da besta, dizendo aos que habitam sobre a terra que façam uma imagem à besta, àquela que, ferida à espada, sobreviveu”.

Agora, percebe algo muito especial aqui. Versículo 16 diz:

“A todos, os pequenos e os grandes, os ricos e os pobres, os livres e os escravos, faz que lhes seja dada certa marca sobre a mão direita ou sobre a fronte, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tem a marca, o nome da besta ou o número do seu nome”.

Ainda quero que vocês notem algo muito especial que está aqui em Apocalipse 7. Olhem bem Apocalipse capítulo 7, versículos de 1 ao 4: 

“Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, conservando seguros os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem sobre árvore alguma. Vi outro anjo que subia do nascente do sol, tendo o selo do Deus vivo, e clamou em grande voz aos quatro anjos, aqueles aos quais fora dado fazer dano à terra e ao mar,  3- dizendo: Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem as árvores, até selarmos na fronte os servos do nosso Deus.  Então ouvi o número dos que foram selados, que era cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel”.

Estes textos são profundamente significativos na nossa experiência cristã. Embora esse assunto nós devamos prosseguir nos próximos estudos, mas prestem muita atenção. Aqui nós temos uma descrição da obra de Satanás, da obra da Serpente sobre o mundo. Nestes dois textos de Apocalipse capítulo 13 e de Apocalipse capítulo 7, lemos sobre a marca do Povo de Deus e a marca do Anticristo. “A marca de Deus e a marca do Anticristo”. Nós vemos que há algo muito especial aqui, há algo que o Senhor deseja falar aos nossos corações. Porque o inimigo, ele tem agido de uma forma perversa para poder enganar o povo de Deus, para tornar o povo de Deus escravo de todo o sistema deste mundo, para tornar o povo de Deus oprimido e subjugado por todo o tipo de sistema que controla este mundo.
Ramissés nos fala do mundo, nos fala da vida no Egito. Ramessés nos fala de uma vida controlada pelo sistema do mundo. O mundo, segundo a Bíblia é uma entidade espiritual. E dessa entidade é que o Senhor deseja libertar-nos, através da Obra da Cruz, através do poder do Sangue de Cristo Jesus. Desde que nós estamos em Cristo, nós não estamos mais sob a esfera do mundo. Nós estamos sob a esfera do Reino de Deus. E o povo de Deus precisa ter uma consciência clara sobre o que significa estar sob a esfera do Reino de Deus. Nós precisamos entender o que é Ramessés, também precisamos entender o que é o Reino de Deus. Ramessés é o mundo, onde Satanás, como a antiga serpente, tem mantido as pessoas escravas em um sistema de opressão, de obsessão, de compulsão pelo prazer. Uma vida hedonista, uma vida controlada pelo consumo, uma vida por mais que pareça ser religiosa e piedosa, ela é hipócrita e mentirosa.
Nós precisamos nos voltar para a Palavra de Deus, para entender de onde foi que o Senhor nos tirou. Porque muitos cristãos, eles, embora  fisicamente saíram do mundo, o mundo ainda permanece nos seus corações, controlando suas compulsões, controlando a sua vontade, mantendo-os psicologicamente, espiritualmente cativos. E o Senhor deseja nos libertar, o Senhor deseja operar profundamente esta obra em nós. É aqui que nós precisamos entender esta questão de edificar essa cidade de Piton, porque muitas vezes nós podemos estar edificando a obra de Satanás. Às vezes, usando o nome de Deus. Às vezes, estamos mais posicionados como instrumentos do inimigo, que como instrumentos de Deus. Por isso que, tudo que fizermos, temos que fazer como ao Senhor, como diz Paulo aos Colossenses. Nós temos que ter uma vida guiada, controlada pelo poder do Espírito Santo de Deus.
Esta é a introdução de Ramessés. Nos próximos estudos, estarei dando seqüência sobre isso, para que você entenda o que é Ramessés no sentido prático da nossa vida. O que significa sair de Ramessés. Esta é a primeira estação que estamos estudando e aqui o senhor deseja, rica e poderosamente, falar aos nossos corações sobre o que significa sair do mundo e sobre o poder do mundo sobre nossas vidas, se verdadeiramente, nós não sairmos definitivamente dele.
Que Deus no poder de Sua Palavra, no poder do Seu Espírito, fale ao seu coração.



É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: