quarta-feira, 6 de janeiro de 2010




Capítulo II

                                                                                            
O homem tripartido e a salvação do espírito

O que é uma vida cristã profunda? O que é uma vida cristã vencedora? Estamos tentando responder essas perguntas estudando agora o homem tripartido: corpo, alma e espírito. Jamais podemos confundir a alma com o espírito. O homem é um ser tripartido.

Homem tripartido

- Espírito

Consciência
Intuição
Comunhão

- Alma

Mente
Vontade
Emoções

- Corpo

Visão
Audição
Paladar
Tato
Olfato

Mas qual o objetivo de Deus em criar o homem composto de três partes? Vamos encontrar e resposta em Zacarias 12.1:

“Sentença pronunciada pelo SENHOR contra Israel. Fala o SENHOR, o que estendeu o céu, fundou a terra e formou o espírito do homem dentro dele.”

Que texto precioso! Observe que vai do maior para o menor: do céu e sua imensidão, concentra Sua atenção, todavia não somente nisso, mas também na pequenez da Terra; e logo, você ver o espírito do homem. Deus tem especial interesse pelo espírito do homem. O espírito é o lugar secreto do Senhor, onde a Luz de Deus brilha. É no homem interior (no espírito) que Deus fala, se comunica e tem comunhão com o homem.

As funções do espírito são consciência, intuição e comunhão:

Consciência – Luz e guia de Deus para discernir o bom e o mau, par guiar o homem entre o certo e o errado, independente de todo conhecimento da mente e de opiniões exteriores.
Intuição – Se relaciona com a voz de Deus ensinando no nosso espírito humano para percebermos os movimentos do Espírito Santo e as revelações do Senhor.
Comunhão – É o meio pelo qual servimos e adoramos a Deus em espírito. É aqui onde temos intimidade com o Senhor.

Com relação à consciência, vamos ler Rm 8.16:

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

O Espírito Santo traz à consciência do nosso espírito a certeza de que somos filhos de Deus.
Em relação à intuição, vamos ler At 18.25:

“Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João.”

Então você vê o que é intuição? Ela se relaciona com a voz e o ensinamento de Deus em nosso espírito, para perceber os movimentos do Espírito Santo e as revelações de Deus. Este texto é muito interessante! Por que quando Paulo chegou a Éfeso, ele viu um judeu natural de Alexandria chamado Apolo, homem eloqüente, poderoso nas Escrituras; ele era instruído no caminho do Senhor. E sendo fervoroso de espírito, isto é, no seu espírito ele teve intuição; ele falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus embora conhecesse apenas o batismo de João. Você vê que coisa interessante? Como ele foi capaz de perceber com precisão a doutrina, o ensino a respeito do Senhor? Porque o Espírito Santo falava no seu espírito esta intuição.
Agora, relacionado à comunhão, vamos ler Jo 4.23:

 “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.”

Ainda vamos ler Rm 1.9:

“Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós.”

Então nós vimos aqui, pela Palavra de Deus, algo bem claro e prático acerca dessas três faculdades do nosso espírito.
A alma é o “eu” de uma pessoa, pois é onde se encontra a sede da sua personalidade; é onde está a mente, o pensamento; a vontade, a faculdade de decidir, onde emana a responsabilidade e o poder de decisão; as emoções da alma que são seus afetos sentimentos e paixões, nossas simpatias e antipatias. Na alma estão todas as faculdades que determinam a nossa individualidade. A alma como sede da vontade e personalidade do homem funciona com um ponto de intercessão entre o corpo e o espírito. Por meio da alma, o espírito pode submeter o corpo à sua obediência. O cristão precisa ter clareza para poder diferenciar e separar as funções do espírito e da alma. Não confundir, por exemplo, os meros pensamentos da alma com a intuição do espírito. E é a Palavra de Deus, como diz em H b 4.12, que traz essa clareza e essa diferenciação para nós entendermos.
Antes da queda do homem, o poder da alma estava totalmente debaixo do poder do espírito. O espírito era o senhor, a alma era apenas o administrador e o corpo, o servo. Nós precisamos ter clareza para entendermos todo o relacionamento dessa tricotomia em nossa salvação, e como podemos ter uma vida de vitória e andar com o Senhor.
A Bíblia diz que o homem que Deus criou caiu em desobediência e veio a ser escravo do pecado. A serpente enganou o homem e o levou a pecar. Esta é uma manifestação do diabo, que levou o homem a cair. Primeiro o diabo enganou a mulher e ela comeu do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. A estratégia era fazer crer que seriam como Deus, que eles iriam viver uma vida independente de Deus. Logo, o homem deliberadamente, por afeto à sua mulher, também comeu do fruto proibido. Foi então que o espírito do homem ficou sem vida. Perdeu a vida que Deus havia colocado neles.
Quando Satanás fez cair o homem, começou a trabalhar de fora para dentro. Começou pela carne, usando os sentidos do corpo e a emoção da alma, e assim ele foi se apoderando da vontade do homem. A alma ficou inchada, e o espírito recebeu tal golpe que o homem perdeu a própria vida que Deus havia soprado para dentro dele. E o diabo seguiu trabalhando na humanidade; ele mudou toda essa esfera de ordem do “ser tripartido” do homem.
Mas o Senhor trabalha de dentro para fora. O Seu trabalho começa no espírito, e de acordo com o fortalecimento do homem interior, vai iluminando a alma e sua mente, estimulando as suas emoções, afim de que a vontade do homem exerça domínio sobre o seu corpo, até que o corpo possa obedecer ao espírito e faça a vontade de Deus. É assim que ocorre o trabalho da regeneração em nossa vida. E desde que Deus começa a trabalhar através do Espírito Santo dentro do nosso espírito, isto é, de dentro para fora, o propósito de Deus é tornar o homem a Sua habitação.
O Senhor Jesus realizou a obra da cruz. Mas devemos ter em conta que a salvação completa, a que integra as três partes do homem, consta de justificação, santificação e redenção. A justificação está relacionada com a salvação do espírito, a santificação com a salvação da nossa alma e a redenção com a salvação do nosso corpo. Você vê que preciosidade é isso?
Na medida em que a vida de Deus em Cristo vai sendo mesclada no nosso espírito, vai fortalecendo-o, vai trabalhando a nossa vida espiritual, a salvação do homem. É assim que Ele vai fazendo para que o homem possa se submeter completamente à vontade de Deus.
Depois da queda o homem foi evolucionando negativamente até converter-se em carne. Em Gn 6.3 diz assim:

“Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal...”

Você está vendo isto? A carne não pode herdar o Reino de Deus - em 1Co 15.50 diz isso -, nem pode salvar a si mesma. Quando entendemos esse processo da salvação em nosso interior, da salvação do nosso espírito, vemos que ela se processa em três etapas, da mesma forma que as três partes que compõem o homem têm cada uma o seu tempo de salvação. O homem herda de Adão um espírito morto, um corpo que envelhece até a morte e uma alma inclinada para a carne, uma alma saturada de maldades, de depravação, incapaz de fazer o que é bom, de obedecer à vontade de Deus. Por isso, a nossa salvação tem três etapas.
No dia em que cremos em Cristo Jesus como o nosso Salvador e O recebemos em nosso espírito, o Espírito de Deus vem morar em nosso espírito eternamente.
Em João, capítulo 14, versículo 16, diz assim:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”.

A salvação do espírito está relacionada com a justificação e a regeneração.
Em Romanos, capítulo 8 e os versículos 10 e 16 estão assim:

“Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça”.

“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus”.

Ainda vamos ler o Evangelho de João, capítulo 14 e o versículo 17:

“o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.”

Deus está construindo, edificando o Seu templo com o objetivo de habitar nele. Esse templo é a Sua Igreja, o Corpo de Cristo. Em Êx 25.10 diz que a primeira coisa que devia ser construída no Tabernáculo era a arca da aliança no lugar santíssimo. Isso significa que a salvação do nosso espírito, para que Cristo possa morar em nós outros deve ser a primeira coisa que tem que acontecer. A arca do pacto estava no lugar santíssimo do tabernáculo, e esta arca prefigura Cristo. Esta arca é uma analogia de Cristo formado na Igreja que é o Seu templo. Nós temos que ter isto em vista, porque quando a Bíblia fala da salvação do espírito, há dois elementos importantes que precisamos considerar:

Primeiro - A Palavra de Deus sempre se refere a essa salvação como um presente imerecido.
Segundo - Sempre que a Palavra de Deus fala dessa salvação, fala em tempo passado.
Vamos olhar alguns textos:

“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade” - Ef 1.3-5

Essa é a tão grande salvação. Isso é maravilhoso!
Vejamos agora o capítulo 2 de Efésios:

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados” - (v.1).

“Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus” - (v.4-6).

“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” – (v.8,9).

Nós podemos ler vários textos: 1 João, capítulo 5, versículos 11 e 12; Romanos, capítulo 8, versículos 29 a 39. Em todos esses textos, a Bíblia diz que a salvação é um presente de Deus. Não há nada que possamos fazer para merecer essa salvação. Nós recebemos pela fé. E esta fé é um dom de Deus. A fé vem pelo ouvir, e ouvir a Palavra. Quando você ouve a Palavra, a fé brota em seu coração como um dom de Deus. O homem não é o autor nem o gerador da fé. A fé é gerada em nós por meio da Palavra. O Senhor Jesus é o autor e consumador da fé. Então este assunto é maravilhoso. Nós estamos aprendendo algo da parte do Senhor.
Eu preciso encerrar aqui, mas ainda quero continuar compartilhando com você, este assunto. Espero que o Senhor possa abrir o seu entendimento, para que você possa começar a entender como a salvação se processa em você; como você é um cristão salvo, como você tem uma vida cristã rica de Deus, rica do Espírito Santo, rica da Vida de Cristo, rica da Palavra de Cristo. Que você possa viver esta vida com realidade, com expressão, e não com mediocridade. Não uma vida que você vive todo dia lutando, lutando, lutando para tentar conseguir ser um cristão, mas você termina o dia e conclui: “eu não consigo ser um cristão, eu não consigo viver a vida que agrade o Senhor”. Mas isso é possível! Essa vida nos é dada por Cristo Jesus através da obra que o Espírito Santo está fazendo em nós. Não podemos ser tão medíocres assim, de pensar que essa vida cristã é uma utopia. Não é. É uma realidade. E Deus te chama para viver essa vida. Ele quer que você viva esta vida.




 Faça o download do Livreto "Vida Cristã Vitoriosa"



É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: