quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Capítulo III


Continuação da salvação do espírito

Precisamos compreender que a salvação é uma dádiva imerecida. A Bíblia diz que a salvação é uma dádiva de Deus e que nós não temos que fazer nada de nós mesmos para recebê-la.  Recebemos essa salvação pela fé. E a fé com a qual recebemos essa salvação não é algo em nós, mas algo que Deus nos deu.  O Senhor Jesus é o autor e consumador da nossa fé.
Em Romanos, capítulo 10 e versículo 17, diz que:

“E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.”

A fé vem pela pregação do Evangelho, da mensagem de Cristo. Temos que saber que a fé não é um produto da nossa mente, da nossa capacidade. Se o homem fosse o autor e o gerador da fé, teria algo para poder se gloriar em relação à sua salvação. Mas glórias a Deus que nós não temos nenhum motivo para nos gloriar em relação à salvação. Não há nada que nós tenhamos feito de bom para alcançarmos essa salvação por nós mesmos. Salvação é uma dádiva de Deus, é algo imerecido, e nós recebemos pela fé; e a fé nos foi dada por Deus. Porque Deus nos revelou Seu Filho Jesus Cristo pelo Seu Espírito, e é Ele que nos dá a convicção. O Espírito Santo nos dá convicção e a capacidade para nos arrependermos. O homem por si mesmo não tem luz, nem capacidade para escolher o Senhor Jesus. O homem natural nada pode fazer de si mesmo. O homem não pode dar aquilo que ele não tem.
Embora a iniciativa da salvação provenha de Deus, Mateus, capítulo 7 e o versículo18, diz assim:

“Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons.”

Veja esse texto, porque ele é claro. O homem não pode por si só entender a mensagem da salvação.
Em João, no capítulo 8 e o versículo 43, o Senhor Jesus diz assim:

“Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.”

Então, você percebe? Deus é quem dá ao homem a capacidade de crer em Jesus. Porque a Palavra quando é ministrada em nosso coração produz fé.
Veja em Filipenses 2.13 diz assim:

 porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.”

Em Atos, capítulo 11 e versículo 18, diz assim:

“E, ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Logo, também aos gentios foi por Deus concedido o arrependimento para vida.”

Foi por Deus, não foi por eles. É de Deus. Sem essa ação de Deus é impossível o homem, de si mesmo, crer.
Ainda em João, no capítulo 6 e versículo 44, está assim:

“Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer...”

Olhe como é claro esse texto.
Ainda, para reforçar este argumento, vamos para Mateus, no capítulo 16 e os versículos 17 e 18:

“Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.”

Então você vê que não foi porque Pedro quis, foi porque Deus revelou para ele, de maneira que também aos gentios foi dado por Deus o arrependimento para a vida. É de Deus tanto o querer como o realizar, por Sua boa vontade. O homem, de si e por si mesmo, não pode entender o Evangelho se Deus não derramar no coração dele fé para poder receber e compreender. Esta salvação eterna é a salvação do espírito e não está condicionada a nenhuma obra humana. Nós não podemos de nós mesmos fazer alguma coisa.
Efésios, capítulo 2, versículo 1, diz que nós estávamos mortos em nossos delitos e pecados. Se nós espiritualmente estávamos mortos, como poderíamos compreender a mensagem do Evangelho. O morto não pode ter vida por si mesmo. Porque quem dá a vida é Deus. E essa palavra é a Palavra da Vida. Quando essa Palavra entra em nós, o que ela produz? Ela produz vida. Então, se o morto não pode ter vida por si mesmo, é Deus quem dá vida. Ele nos dá a vida biológica, é Ele quem nos dá a vida psíquica, é Ele quem nos dá a vida eterna. E Ele faz isso no espírito. Isto é maravilhoso!

Em Colossenses, capítulo 2 e versículo 13, Paulo diz assim:

“E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos”

Você vê isto? É maravilhoso! Essa salvação corresponde à salvação do espírito! É dessa salvação que nós precisamos ter absoluta segurança.
Em Romanos, capítulo 8 e versículos 1 e 2, diz:

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte”

Essa lei do pecado e da morte era a lei que governava a nossa vida natural. Aqui a palavra se refere a uma condenação subjetiva, pois se refere a uma derrota da lei do pecado por parte do Espírito de vida que mora em nós, que mora no nosso espírito. E aqui Ele vai salvar objetivamente pela obra de Cristo Jesus na cruz.
Em Romanos, no capítulo 10, e os versículos de 8 a 10, veja o que Paulo diz:

“Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação”

Olha a clareza desse assunto, exposto aqui nesses textos! Isto é algo que precisa estar claro para nós. Porque o Senhor Jesus é o Verbo de Deus, é a Palavra Viva, a Palavra Glorificada que veio habitar em nosso coração pela fé que nós recebemos crendo em Sua vida de ressurreição.
Quando cremos que Deus ressuscitou o Senhor Jesus dentre os mortos, implicitamente manifestamos que o Verbo de Deus se encarnou, viveu como homem aqui nessa terra, durante aqueles 33 anos e meio. E Ele não pecou. Ele morreu por todos nós. Ele ressuscitou. Ele ascendeu aos céus e foi glorificado. Então nós temos que crer nisso. Temos que confessar que Jesus Cristo é o Senhor. E quando cremos, nós somos justificados diante de Deus. Mas ao confessarmos, nós somos salvos diante dos homens. Essa salvação é uma experiência real da qual nós temos que desfrutar.
Quando invocamos e proclamamos o nome do Senhor Jesus, somos salvos, e essa salvação tem algo prático na nossa vida, porque quando confessamos, nós desfrutamos dessa salvação não apenas no aspecto objetivo, mas também no aspecto subjetivo. Desfrutamos de todas as bênçãos para nós contidas nessa tão grande salvação.

A salvação da alma

Agora vemos um ponto que envolve o aspecto prático: a salvação da alma. A alma também deve ser salva. A salvação da alma está relacionada com a nossa santificação. Devemos compreender isso.
O versículo 12 de Filipenses, capítulo 2, diz assim:

“Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor tremor”

 Se você continuar a ler o versículo 13, verá que Paulo fala da graça com responsabilidade.
A primeira parte do versículo 3 de Hebreus 2 diz:

“como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação?...”

A salvação eterna, a salvação do espírito é uma dádiva de Deus, uma dádiva imerecida, pela graça, aplicada a nós pela fé que também Deus nos deu pela Sua infinita graça. Mas a salvação da nossa alma está relacionada com as nossas obras. Devemos nos ocupar com a salvação da nossa alma porque é algo sério na nossa vida cristã.
No livro de Ezequiel, capítulo 18, e o versículo 4, diz:

“... a alma que pecar, essa morrerá.”

A Palavra de Deus quando fala da salvação do espírito, fala sempre do passado, mas quando se trata da salvação da alma, quando você estudar esse assunto, verá que o verbo está no presente.
Em Tiago, capítulo 1 e versículo 21, está assim:

“Portanto, despojando-vos de toda impureza e de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”

Olhe esse texto. Veja a clareza deste texto no contexto do assunto que nós estamos vendo. Aqui se trata daqueles cristãos que se desviam. Salvos no espírito, mas não na alma.
Em 2 Coríntios 4.16 diz assim:

“Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

Então, aqui você vê que existe o homem interior e o homem exterior. Assim como uma pessoa normal está composta de um corpo que é a parte física, de uma alma e de um espírito como sua vida e sua pessoa - acho que é mais fácil você compreender assim - de maneira similar, o homem exterior do cristão está composto do corpo, como seu órgão físico e da alma como a sua vida e pessoa; e o homem interior está formado pelo espírito humano regenerado e habitado por Deus como sua vida e pessoa e da alma renovada como o seu órgão. Você entende isso? O apóstolo Paulo ora ao Pai a fim de que o homem interior dos efésios, onde mora o Espírito de Deus, seja fortalecido com poder, para que habite Cristo pela fé em seus corações.
Então vemos que primeiro recebemos a salvação em nosso espírito e que logo depois Deus começa a trabalhar em nós a salvação da nossa alma que se relaciona com o nosso coração. Veja! A conotação bíblica do coração em nossa alma humana, mais a consciência do nosso espírito, é algo que você precisa ver à luz da Palavra de Deus.
Quando a salvação começa a fluir do espírito, a alma começa a ser transformada pela ação subjetiva do Espírito Santo em nós. Então, começamos a experimentar um processo de transformação da carne para o espírito, e assim o Senhor Jesus vem habitar em nós. Pelo Seu Espírito Santo habitando em nós, o Senhor Jesus passa a sentir-Se em casa. O Senhor quando habita em nós, Ele se posiciona em nosso ser, e isto nos trás segurança, nos trás confiança em relação à vida espiritual que vivemos.
A partir desse momento, e com todos os irmãos, na comunhão corporativa da Igreja do Senhor Jesus, nós começamos a compreender todas as dimensões do Senhor, conhecer melhor o Senhor, entender qual é o Seu propósito. Coisa que em nossa vida carnal jamais poderíamos compreender. Mas na medida em que o Senhor Jesus habita em nosso coração, melhor poderemos conhecer o coração d’Ele, conhecer a Sua vontade. Portanto, é necessário que o homem interior, já salvo, seja fortalecido com o poder do Espírito Santo para que em nossa consciência habite Cristo pela fé em nosso coração. É Ele vivendo em nós. Quando isto ocorre, temos sido levados a uma vida cristã madura. Sempre que a Bíblia fala de perfeição, fala de vida madura. Assim nossa alma é salva.
O espírito depende de Deus, mas quanto a nossa alma, ela é independente. Portanto, deve ser trabalhada pelo Espírito Santo, com a colaboração do homem, porque o homem por si mesmo, jamais vai poder levar a sua alma a sujeitar-se à vontade de Deus. A queda foi fruto de uma rebelião do homem em busca de uma vida independente, e a alma busca viver essa vida independente. Para a salvação do espírito temos que crer; e Deus nos dá fé para isso. Mas para salvar a alma, nós temos que cumprir certos requisitos, princípios. Nós precisamos tomar a nossa cruz dia após dia e seguir o Senhor.
No capítulo 16 de Mateus, vemos que o apóstolo Pedro já era salvo, que havia recebido a revelação do Pai de que o Senhor Jesus era o Cristo, o Filho de Deus Vivente. Pedro já era uma pedra viva para a edificação da casa de Deus, mas, ele tinha ainda que receber na sua vida o trabalho da salvação na sua própria alma. Pedro tinha muito amor próprio, tinha muita confiança em suas próprias forças e capacidades; não estava disposto a passar pelos sofrimentos. Ele não podia compreender a obra de Deus em Cristo. Para Pedro a obra da cruz era uma loucura.
Até mesmo Satanás fala com a sua boca para dizer ao Senhor Jesus assim: “... Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.”. Lembra, na sequência do capítulo 16, a partir do versículo 16, quando o Senhor Jesus fala com os discípulos acerca daquilo que os homens diziam sobre Ele. Então se você for descendo no texto você vai ver isso; Pedro diz lá no versículo 22. Quando você está lendo este assunto, você vai ver que no versículo 24, o Senhor Jesus disse assim:

“Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.”

Aqui está a salvação da alma. É um assunto glorioso, um assunto que nós temos que entender. Entender a salvação da alma, a salvação do espírito é sermos enriquecidos em nossa experiência cristã. Compreender isto nos leva a uma vida cristã profunda em Cristo Jesus.

Faça o download do Livreto "Vida Cristã Vitoriosa"

Link 1 - MediaFire

Link 2 - 4Shared


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: