quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Capítulo IV


Continuação da salvação da alma

No último estudo, estive abordando com vocês aqui no capítulo 16 do Evangelho de Mateus. Agora estamos vendo a partir do versículo 22, quando podemos ver aquelas palavras de Pedro ao Senhor Jesus.
Então, primeiro vemos que Pedro teve uma revelação que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus. Mas Pedro ainda não havia negado a ele mesmo. Por mais que ele tivesse essa gloriosa compreensão, ainda lhe faltava negar a ele mesmo. E no versículo 24 o Senhor Jesus diz por que Ele havia repreendido Pedro, por que Ele permitiu que Satanás falasse por sua boca. Porque quando o Senhor Jesus falou acerca do sofrimento da cruz, Pedro disse para o Senhor ter compaixão d’Ele mesmo e que nada aconteceria ao Senhor. Veja, isso é sério porque revela a nossa própria condição diante de Deus. E o Senhor Jesus vai tratar dessa questão.
Vamos ler Mateus 16.22-26:

“E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens. Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida (a vida da alma) perdê-la-á; e quem perder a vida (isto é, a alma) por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma?”

A salvação eterna depende da vontade de Deus; ela nos foi dada pela graça mediante a fé. Mas para seguir o Senhor e andar com Ele devemos preencher certos requisitos. Alguns princípios da vida cristã precisam ser observados, como por exemplo: negar a nós mesmos, não centrarmos em nós mesmos e não vivermos de acordo com os nossos pensamentos. Se não buscamos caminhar de acordo com a mentalidade de Deus, jamais poderemos viver uma vida que Lhe agrada. O que somos está em nossa alma, de maneira que temos que nos ocupar em compreender a salvação da nossa alma.

Lucas 21.19 diz:

“É na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma.”

Como vemos, depois da salvação do espírito, que é a salvação eterna, temos que compreender o que é a salvação da alma. E a salvação da alma se relaciona com a nossa conduta, com as nossas obras; tem haver com o Reino de Deus, como o Reino dos Céus, com o Milênio. Nossos atos hoje, nossos sofrimentos e adversidades decidem a nossa participação no Reino. Portanto, temos que entender o que significa isso. A salvação do espírito tem haver com a vida eterna, enquanto que a salvação da alma é a posse do Reino. O espírito é salvo mediante o que o Senhor Jesus realizou por nós na cruz do calvário, e a lama é salva por aquilo que estamos fazendo, pela vida que estamos vivendo, por vivermos uma vida de cruz. O espírito é salvo por tudo que o Senhor Jesus fez por nós dando Sua vida, e a nossa alma é salva porque temos que negar a nós mesmos e seguir o Senhor. Você compreende? Essa é a salvação da alma!
Agora vamos entender a salvação do nosso corpo. Porque a salvação do nosso corpo é algo sério também. Precisamos compreender isso, como a salvação do espírito, como a salvação da alma. Espero que você tenha entendido isso. Estou apenas concluindo essa questão da salvação da alma porque é um assunto sério.
Quando abordamos a questão da salvação, uma coisa que é de extrema importância e que devemos conhecer é a diferença entre espírito e alma. Então, de acordo com 1Ts 5.23, as Escrituras retratam o homem como possuindo três elementos importantes: espírito, alma e corpo.
Falando resumidamente mais uma vez, o espírito é a faculdade através da qual o homem está apto a se comunicar com Deus, a ter comunhão com Deus. É a faculdade a qual nenhum animal inferior possui.
A alma, por outro lado, é o órgão do pensamento, da vontade e das emoções humanas. Os animais inferiores possuem alma, porque a alma diz respeito a vida animal. E depois, temos o corpo que é a parte do homem que se comunica com o mundo material. Visto que somos seres humanos compostos de espírito, alma e corpo, nossa salvação deve, por conseguinte, se estender a todas estas partes.

 Salvação do corpo

Então agora, vamos entender um pouco sobre a salvação do nosso corpo.
A salvação do corpo está relacionada ao futuro, quando ocorrerá a ressurreição da Igreja. Relaciona-se com a Redenção. Para vê-la na Bíblia, temos que atentar para alguns textos.
Vamos para Filipenses, capítulo 3, versículos 20 a 21:

“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas.”

Olhe para este texto. É muito importante.
Ainda, Romanos, o capítulo 8 e os versículos 11 e 23:

“Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.”

“E não somente ela (está falando da criação), mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo.”

Então você percebe que em todos esses textos, vemos Paulo falar da redenção do nosso corpo. Fala de algo que nós iremos gozar na obra completa da nossa salvação! E aborda sempre focando o futuro!
Na primeira Epístola de Pedro, capítulo 1, versículo 5, diz assim:

“que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.”

Veja! “Salvação que está preparada para ser manifestada no tempo do fim”. Romanos 5.9 nos fala de uma justificação em tempo passado e de uma salvação futura. Esse texto está assim:

“Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue (a justificação é o ato pelo qual Deus nos declara justos, e isso já ocorreu), seremos (futuro) por ele salvos da ira.”

Você entende? Veja a maravilha de tudo isso. De acordo com este texto, vemos a conclusão clara da nossa salvação. Essa salvação abrange três tempos: passado, presente e futuro. Aquilo que Cristo realizou a dois mil anos atrás na cruz do calvário, realizando a obra da expiação por nós, nos libertou da culpa do pecado. E hoje nós estamos redimidos, fomos redimidos da culpa e da pena do pecado. No tempo presente, Ele está nos livrando do poder do pecado. No futuro, quando ocorrerá a ressurreição dos mortos em Cristo, e também a transformação da corruptibilidade para a incorruptibilidade; isto é, o nosso corpo corruptível, esse corpo que nós temos, será revestido da incorruptibilidade. E assim nós seremos livrados da presença do pecado para sempre; dessa forma, perfeitamente, seremos conformados à imagem do Filho de Deus, que é o nosso Senhor Jesus.

Três tipos de classes de homens

Na Bíblia você pode ver três tipos de classes de homem: os judeus, os gentios e a Igreja. Todavia, ainda temos outras duas classes: os cristãos, que crêem, e os incrédulos. E os cristãos se dividem em duas classes: os carnais e os espirituais. Assim como nós temos o homem natural e o homem espiritual, também temos o cristão carnal e o espiritual. Ao incrédulo, a Palavra de Deus chama de homem natural; é aquele que é incapaz de perceber as coisas de Deus.

 O homem natural

Em 1 Coríntios, capítulo 2, versículo 14, diz:

“Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.”

Este homem natural é o homem “psíquico”, dominado pela sua “psiquê”. O homem natural, que como temos visto no nosso estudo, é o homem que anda pela individualidade da sua alma, é o homem caído, adâmico, nascido uma só vez e morto em seus delitos e pecados e que segue o curso deste mundo pelas sendas da escuridão das trevas, porque não tem discernimento de Deus, não tem conhecimento de Deus. Este homem natural não regenerado está cego porque Satanás, o príncipe deste mundo, cegou o seu entendimento. Sua mente está entenebrecida por causa do pecado. E a sua alma, deliberadamente, está em completa oposição à autoridade do Espírito.
Em Atos dos Apóstolos, capítulo 26 e o versículo18, diz:

“para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.”

Isto é, fé em Cristo. É o que Paulo está falando aqui. Paulo está dando o seu testemunho. Então, isto é uma verdade que temos que entender sobre o homem natural.
Efésios 4.18 também diz.

“obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração,”

Ainda o versículo 19:

“os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.”

Paulo está falando aqui desde o versículo 17 sobre a vida do homem natural, a vida do homem segundo a sua carne.
Há um véu que está como um obstáculo na mente do homem natural. É por isto que ele não pode compreender Deus, ele não pode de si mesmo conhecer Deus. Este é o homem não regenerado; ele não entende quais são os caminhos de Deus.
Os judeus - embora fosse o povo terreno escolhido por Deus; o povo que Deus escolheu para revelar o Seu propósito, Seus caminhos; o povo do pacto, da aliança com Deus; o povo pelo meio do qual o Senhor Jesus nos deu a Escritura, por meio do qual se tornou o berço do Evangelho e também do nosso Salvador - também não puderam ver. Sabe por quê? Porque o véu estava sobre eles. Havia um véu que impedia que eles tivessem uma visão clara dos propósitos de Deus.
Em 2 Coríntios, capítulo 3,  e os versículos 13 a 15, diz assim:

“E não somos como Moisés, que punha véu sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que se desvanecia. Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até ao dia de hoje, quando fazem a leitura da antiga aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, em Cristo, é removido. Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles.”

Quão significativa é esta parte da Palavra de Deus a qual nós acabamos de ler! Se o Senhor Jesus não tira esse véu, continuam a obscuridade, as trevas; seja judeu ou gentio. Quando eles olham não são capazes de ver, não são capazes de discernir as coisas do Espírito, porque as coisas do Espírito não podem ser entendidas pelos sentidos naturais, não podem ser entendidas com a mente natural da alma. Somente as pessoas regeneradas podem compreender e receber a revelação de Deus. Você entende? É isto! Somente uma pessoa que nasceu de novo pode entender os caminhos de Deus. Uma pessoa não regenerada, uma pessoa que ainda não experimentou a regeneração na sua vida, no seu espírito, jamais poderá compreender as verdades de Deus.
Romanos, capítulo 8 e os versículos 7 e 8 dizem assim:

“Por isso, o pendor da carne (a mente carnal) é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne (vivem segundo a carne) não podem agradar a Deus.”

É necessário que Deus abra o coração do homem a fim de que possa compreender a mensagem do Evangelho.
Quando você estuda Atos 16.14, quando o Evangelho chegou à cidade de Filipos, quando Paulo estava ensinando na beira daquele riacho, diz assim:

“Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente (que adorava) a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender (estar atenta) às coisas que Paulo dizia.”

Veja. Quando o homem quer ser bom por si mesmo, não tem capacidade de ser. O homem trata de ser bom, mas não pode. Ele busca, mas não pode, porque nele não habita bem algum. Quando ele se esforça para se parecer melhor diante das pessoas, na sua própria consciência, ele se torna incapaz, ele vê que é incapaz, porque o homem não tem como, de si e por si mesmo, expressar o verdadeiro amor. O homem natural está morto. É impossível que ele alcance isso. Somente quando o espírito é regenerado, é vivificado ocorre a transformação, ocorre a mudança, somente pelo poder de Deus.

Faça o download do Livreto "Vida Cristã Vitoriosa"

Link 1 - MediaFire

Link 2 - 4Shared


É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: