quarta-feira, 6 de janeiro de 2010


Capítulo V


O homem carnal

Nós vamos dar continuidade a este assunto sobre a vida cristã profunda, a vida cristã madura, a vida cristã vencedora. Porque o Senhor nos chamou para viver uma vida em Cristo. Isto é, Cristo é nossa vida. Mas precisamos entender este assunto, não apenas intelectualmente, ou doutrinariamente. Precisamos compreender esse assunto na experiência da nossa vida prática. Então, eu já tenho compartilhado algumas palavras sobre esse assunto. E a última palavra que compartilhei, eu estava falando sobre as três classes de homens. Nós vimos o homem natural, que é o homem dominado pela sua psiquê, que vive na sua própria individualidade, é o homem caído, adâmico. E hoje nós iremos estudar sobre o homem carnal e o homem espiritual.
Então, agora vamos estudar sobre o homem carnal.
Em 1 Coríntios, capítulo 1 e o versículo 18, Paulo diz assim:

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”

Este versículo se refere aos incrédulos, mas há algo também que se pode aplicar aos cristãos carnais. Veja! A palavra da cruz, o Evangelho é uma loucura para a humanidade não regenerada, para o homem caído, por causa da sua mente, porque a sua mente está submergida em trevas, em trevas de ignorância, em superstição, em engano. A sabedoria do mundo não pode contemplar, não pode vislumbrar a obra de Deus em relação ao próprio homem. A palavra da cruz é sabedoria de Deus, e quando você entende a palavra da cruz e a sabedoria de Deus, você vai perceber que tanto esta como aquela estão eternamente relacionadas com a pessoa do Senhor Jesus Cristo. O cristão carnal tem dificuldade de entender o Evangelho que enfatiza a cruz de Cristo. Porque há duas maneiras do cristão caminhar: ou ele caminha na carne ou ele caminha no espírito. O cristão carnal, como está escrito em Romanos, capítulo 8, versículo 4, nos mostra essa clara diferença entre o andar na carne e o andar no espírito.
Então vejamos Rm 8.4:

“para que a justiça da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”

Observe esse texto, pois ele é muito claro. Todavia vamos ainda ler do versículo 5 até o versículo 8. Eu creio que podemos ter uma visão geral de tudo isso. Veja bem:

“Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne; mas os que se inclinam para o Espírito, das coisas do Espírito. Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.” – Rm 8.5-8.

Eu quero que você entenda que a palavra “carne” aqui no Antigo Testamento, no hebraico, é basar, e no Novo Testamento, no grego, é sarx. Então veja: o cristão carnal, às vezes, não se diferencia muito do homem natural, o homem psíquico ou almático. Porque o cristão carnal, que é sarkikos - é assim que está o termo no grego – ainda não alcançou a maturidade, e nem tem se submetido completamente em andar em conformidade plena com a vida de Cristo, não tem caminhado à altura do Evangelho de Cristo. Ele ainda é imaturo e continua sendo dominado pela sua natureza carnal, porque ele ainda tem participado daquilo que caracteriza a vida na carne. Então você vê o quanto isso é claro na Palavra de Deus.
Aos Coríntios, na sua primeira carta, nos versículos 1 a 4 do capítulo 3, Paulo diz assim:

“Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem? Quando, pois, alguém diz: Eu sou de Paulo, e outro: Eu, de Apolo, não é evidente que andais segundo os homens?”

Então você vê a clareza? O cristão carnal anda segundo a natureza humana, a natureza caída - Paulo está falando sobre isso. Ele não tem capacidade para desfrutar e experimentar plenamente a vida do Senhor Jesus na comunhão do Corpo. Hoje em dia, muitos cristãos atribuem ao Espírito o que é, na realidade, da alma. Há muita confusão sobre isso. Uma coisa é você receber os dons, como está lá em 1 Coríntios, capítulo 12, versículos 4 a 11; os dons do Espírito. E quando você está experimentando isso, está provando de uma vida cristã madura, espiritualmente crescida, amadurecida. Mas a questão não é você receber os dons do Espírito, mas também é viver e expressar o fruto do Espírito, conforme está em Gálatas, capítulo 5, versículos 22 e 23, porque nós damos muita ênfase aos dons do Espírito e não à expressão do fruto do Espírito. E essas duas coisas precisam andar juntas. Porque aí você vê o que? Maturidade. Porque aqui nós temos carisma e caráter.
Os irmãos em Corinto, como bons gregos, eles se interessavam mais pela sabedoria humana do que pela sabedoria espiritual, pela sabedoria de Deus. Eles haviam sido ensinados, mas não alimentados, pois o alimento se relaciona com a vida e o ensinamento se relaciona com o conhecimento. E muitas vezes as pessoas estão buscando a Palavra de Deus para ter conhecimento e não para se alimentar. Quantas vezes temos pedido ao Senhor que nos dê conhecimento? Quantas vezes temos pedido que Ele nos dê sabedoria? Às vezes até chegamos a pedir que Ele nos dê a Sua própria mente! Agora observe bem! O que nós iremos fazer com esse conhecimento? Se na verdade nós não temos tido uma experiência com Ele. Nós não temos crescido na Sua graça. Porque o crescimento espiritual funciona da seguinte forma: nós devemos crescer primeiro na graça e no conhecimento do Senhor. Porque se você busca crescer no conhecimento e não crescer na graça, você vai caminhar para a soberba, para a queda, para o fracasso. Nós precisamos compreender esses processos do trabalhar da cruz. Porque nós vamos compreender verdadeiramente o que é viver a vida cristã que agrada a Deus.
Então o cristão carnal busca o conhecimento para a sua satisfação própria. Ele não busca o conhecimento para que ele possa experimentar a plenitude de Cristo, mas para que ele possa crescer em si mesmo. Não é isso que Deus tem para você. Deus quer que você cresça na graça, cresça no conhecimento d’Ele. Em 2Coríntios nós temos ainda algo para podermos estudar acerca disso.
Lá no capítulo 11 e os versículos 2 e 3, Paulo disse assim:

“Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”

Conhecer o Senhor é mais do que conhecer aquilo que Ele fez em Sua encarnação, em Seu ministério terrenal. Conhecer o Senhor é mais do que conhecer a Sua cruz. Conhecer o Senhor envolve algo íntimo; conhecer o que Ele é, o que Ele pensa; conhecer Seu coração, Seus segredos, Sua intimidade. Para que isso ocorra, nós devemos andar com Ele, ter íntima comunhão com Ele, viver uma relação de vida com Ele. Sem isto, jamais poderemos ter a Sua sabedoria. O cristão carnal busca sabedoria para alimentar sua soberba. Não é isso que Deus tem para nós. Não é isso que Deus tem para você.




O homem espiritual

Agora vamos conhecer o que significa o cristão espiritual.
De acordo com a Palavra de Deus há os cristãos maduros, aqueles que são espirituais, aqueles que são chamados de pneumáticos. Em Efésios 5.18 você vê isso. Aqueles cuja vida está rendida ao Senhor. Aquele que expressa o fruto do Espírito.
Nos versículos 22 e 23 de Gálatas 5, diz:

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”

A vontade do cristão espiritual está sujeita à vontade de Deus, porque seu espírito está intimamente unido ao Espírito de Deus. O cristão cujo homem interior tem sido fortalecido, e está Cristo habitando pela fé em seu coração, sabe por experiência o que é ser cheio de toda plenitude de Deus. Chegar à profundeza e até compreender que só na perfeita expressão da unidade do Corpo de Cristo, é que se pode entender toda grandeza que é Deus. Seu propósito, Seu amor, Sua misericórdia para conosco. Só o cristão espiritual chega a ser vencedor.
Como determinar a maturidade de um cristão? Amados, para que haja espiritualidade, deve haver disposição. A espiritualidade não se adquire através da inércia de forma alguma. A maturidade espiritual sempre se determina pela disposição de sacrificar a nós mesmos, os nossos próprios desejos, interesses, comodidade, o nosso bem-estar, aquilo que verdadeiramente envolve os desejos da nossa carne, em prol do Reino de Deus, dos interesses do Senhor. O cristão maduro é aquele que tem uma disposição para o Senhor. Toda vez que a nossa prioridade, ou seja, nós mesmos, nossos próprios interesses começam a tomar espaço na nossa vida, está na hora de sacrificá-los. Tomar espaço no sentido de prejudicar o nosso andar com o Senhor, roubar o nosso tempo com Ele.
Nós não podemos andar no caminho de derrota, nós temos que andar no caminho de vitória. E é isso que significa ser um cristão espiritual. É aquele que não anda segundo a carne, é aquele que anda segundo o Espírito. É lógico que esse cristão espiritual sempre estará em completa guerra, em completa luta contra a sua carne, contra os seus desejos. Ele não é uma pessoa que vive à parte disso, que vive fora desses ataques; naturalmente não. Mas é aquele que nega a si mesmo, é aquele que está constantemente lutando contra a disposição da sua carne, que tenta vencê-lo e roubar dele aquilo que é o Senhor. O cristão espiritual é este. É este que está sempre em constante guerra espiritual contra ele mesmo, contra os inimigos interiores que querem vencê-lo. Mas ele sempre está cedendo, se entregando, se submetendo à voz do Espírito no seu espírito. Isto é importante.
Que você tenha compreendido isto. Que você tenha entendido o significado dessas três classes de homens: O homem natural, o homem carnal e o homem espiritual. Isto nos mostra o caminho de vivermos uma vida cristã vitoriosa, uma vida vencedora, uma vida que glorifica Cristo, uma vida que expressa Cristo, uma vida que anda à altura dos caminhos de Deus, os caminhos que são mais altos que os nossos.
Espero que Deus possa abrir os teus olhos, revelar a grandeza disso, para que você entenda através da Sua Palavra o que Ele está fazendo na tua vida, o que Ele tem feito em você, e o cumprimento de tudo isso, qual será a glória de tudo isso na sua experiência prática com Ele.
Que Deus fale ao teu coração e te abençoe poderosamente vos enriquecendo mais e mais da plenitude da vida de Cristo Jesus!

Faça o download do Livreto "Vida Cristã Vitoriosa"

Link 1 - MediaFire

Link 2 - 4Shared

É permitido baixar, copiar, imprimir e distribuir este arquivo, desde que se explicite a autoria do mesmo e preserve o seu conteúdo.

“Todo-Poderoso , aquele que era , que é, e que há de vir.”
“Ora, vem, Senhor Jesus!”

Nenhum comentário: